A Comissão Europeia anuncia um novo apoio humanitário aos sírios, na Síria e aos deslocados nos países vizinhos, num montante de 235 milhões de euros para 2025. A Comissão Europeia referiu que após o colapso do governo de Bashar Hafez al-Assad, a União Europeia (UE) está a trabalhar a todos os níveis para aumentar a entrega de ajuda humanitária, incluindo através de uma Ponte Aérea Humanitária.
A Comissária para a Preparação, Gestão de Crises e Igualdade, Hadja Lahbib, está hoje, 17 de janeiro, de visita à Síria “para reafirmar o compromisso da UE em prestar assistência crítica aos civis.” Trata-se da primeira visita de um membro da Comissão Europeia à Síria após a mudança do Governo sírio.
A Comissão Europeia indicou que a nova ajuda de emergência aos sírios, inclui:
■ Alimentos para comunidades malnutridas em todo o país.
■ Assistência médica e serviços essenciais de saúde.
■ Proteção das populações vulneráveis contra a violência e a exploração.
■ Soluções de abrigo para pessoas deslocadas por conflitos.
■ Garantir o acesso a água potável e a instalações sanitárias.
■ Distribuir transferências de dinheiro para apoiar as necessidades básicas.
■ Apoio educativo às crianças afetadas.
A Comissão Europeia esclareceu que esta ajuda faz parte de um fundo humanitário regional maior que apoia os sírios vulneráveis e as comunidades de acolhimento em toda a região.
“A UE continua empenhada em apoiar os sírios na sua busca pela recuperação, pela paz e por um futuro seguro. Lembremo-nos que a terrível crise humanitária que os afeta não desapareceu com a queda do regime. Esta pode ser uma oportunidade inestimável para redefinir, recuperar e reconstruir. A UE continuará a apoiar os sírios vulneráveis em 2025 e posteriormente. Com este novo pacote, vamos garantir que a ajuda humanitária continua a ser prestada àqueles que mais precisam”, afirmou Hadja Lahbib, Comissária para a Igualdade, Preparação e Gestão de Crises.
Hadja Lahbib, depois de reunir com representantes do governo sírio de transição, bem como com parceiros da UE e organizações da sociedade civil síria para discutir desafios e necessidades humanitárias urgentes, a Comissão Europeia indicou que a Comissária irá visitar uma região da Jordânia, e irá reunir com as autoridades locais, bem como com os responsáveis das agências da ONU e outros parceiros humanitários importantes, bem como irá encontrar-se com refugiados sírios durante uma visita a um projeto de ajuda da UE.