A Comissão Europeia anunciou que disponibilizou mais 10 milhões de euros em ajuda humanitária adicional à população no Líbano “afetadas pela contínua escalada das hostilidades entre o Hezbollah e Israel”.
O financiamento de emergência é destinado a dar resposta às necessidades mais urgentes da população, como a proteção, a assistência alimentar, o abrigo e os cuidados de saúde.
A Comissão Europeia indicou que está disposta a prestar mais apoio, mobilizando todos os instrumentos de resposta de emergência disponíveis, nomeadamente através da utilização do Mecanismo de Proteção Civil.
Em 2024 e até agora, a União Europeia já disponibilizou 74 milhões de euros em ajuda humanitária para ajudar as populações vulneráveis no Líbano.
A Comissão Europeia referiu que “conflito desencadeou a deslocação da população no Líbano das zonas fronteiriças com Israel” e “os dados mais recentes a apontarem para pelo menos 90.530 pessoas recentemente deslocadas no Líbano, para além dos quase 112.000 deslocados desde outubro de 2023. Existem já centenas de vítimas e feridos entre civis.”
Dados disponibilizados pela Comissão Europeia apontam que “quase 2 milhões de refugiados libaneses e sírios sofram de insegurança alimentar. A expectativa é que este número aumente ainda mais”.