A Comissão Europeia reconhece que os Estados-Membros têm tido avanços no plano da digitalização, no entanto, dados do Índice de digitalidade da economia e da sociedade (IDES) de 2022, apontam que os Estados-Membros continuam a ter dificuldade em colmatar lacunas em competências digitais, transformação digital das Pequenas e Médias Empresas (PME) e na implantação de redes 5G avançadas.
O Mecanismo de Recuperação e Resiliência, que consagra cerca de 127 mil milhões de euros a reformas e investimentos no domínio digital, oferece uma oportunidade sem precedentes para acelerar a transformação digital que a UE e que os Estados-Membros não podem deixar passar.
A proposta da Comissão sobre o Guião para a Década Digital, acordada pelo Parlamento Europeu e pelos Estados-Membros, é considerado um instrumento que permitirá aprofundar a colaboração entre os Estados-Membros e a UE para realizar progressos em todas as dimensões abrangidas pelo IDES.
O Guião fornece um quadro para os Estados-Membros assumirem compromissos conjuntos e estabelecerem projetos plurinacionais que reforcem a sua força e resiliência coletivas no contexto mundial.