União Europeia aprova contramedidas comerciais às tarifas dos EUA

União Europeia aprova contramedidas comerciais às tarifas dos EUA
União Europeia aprova contramedidas comerciais às tarifas dos EUA. Foto: ©UE

A União Europeia (UE) a partir de proposta da Comissão Europeia aprova medidas comerciais contra os EUA, em resposta à decisão dos EUA de impor tarifas sobre as importações de aço e alumínio da UE.

Comunicado da Comissão Europeia indica que UE considera as tarifas dos EUA injustificadas e prejudiciais, causando prejuízos económicos quer aos EUA como à UE, bem como à economia global. Para a UE é clara a preferência em encontrar resultados negociados com os EUA, que seriam equilibrados e mutuamente benéficos.

A Comissão Europeia anunciou que a proposta de contramedidas sobre as tarifas foi aprovada pelos Estados-Membros. Assim que os procedimentos internos da Comissão Europeia estiverem concluídos e o ato de execução for publicado, as contramedidas entrarão em vigor, e os impostos aduaneiros começarão a ser cobrados a partir de 15 de abril de 2025.

Entretanto, a Comissão Europeia indica que as contramedidas podem ser levantadas a qualquer momento, caso os EUA concordem com um resultado negociado justo e equilibrado.