O Conselho da União Europeia adotou uma medida de assistência ao abrigo do Mecanismo Europeu para a Paz no valor de 4,7 milhões de euros para apoiar as Forças Armadas do Níger, com equipamento militar concebido para aplicar força letal no pleno respeito do direito internacional relevante.
Com este apoio a União Europeia pretende reforçar as capacidades operacionais das Forças Armadas do Níger, facilitando a mobilidade, presença e segurança das forças terrestres nas áreas mais inseguras do Níger através de um apoio aéreo mais eficaz. Um reforço que aumentará a capacidade do Níger de defender sua integridade territorial e soberania e proteger melhor a população civil contra a crescente ameaça terrorista.
O Conselho da União Europeia adotou ainda outra medida de assistência no valor de 297 mil euros para financiar atividades adicionais que complementam o fornecimento de equipamento militar às Forças Armadas do Níger, garantindo a sua adequada utilização, manutenção, armazenamento e monitorização.
Através destas medidas de assistência, a União Europeia continua a cumprir os compromissos no quadro da Estratégia Integrada da União Europeia no Sahel, da Parceria para a Segurança e Estabilidade no Sahel, bem como do Roteiro da Coligação Internacional para o Sahel.
Estas medidas de assistência consolidam ainda mais a parceria de defesa União Europeia-Níger e mostram o claro empenho da União Europeia em apoiar o Níger e o seu povo nos seus esforços para alcançar a paz e a estabilidade no Níger e em todo o Sahel.