O Conselho da União Europeia adotou hoje, 28 de fevereiro de 2025, uma medida de assistência no valor de 6 milhões de euros, sob o Mecanismo Europeu para a Paz, para apoiar as capacidades das Forças Armadas de Montenegro, em aumentar a segurança nacional, a estabilidade e a resiliência no setor de defesa.
O apoio financeiro irá também fortalecer as capacidades de Montenegro para a participação do país nas operações e missões da Política Comum de Segurança e Defesa da UE, e em quaisquer coligações internacionais. O financiamento traduz o envolvimento contínuo da UE na área de segurança e defesa com Montenegro em particular e os Balcãs Ocidentais em geral.
Assim, o Mecanismo Europeu para a Paz irá fornecer às Forças Armadas de Montenegro equipamento de suporte de vida real (para clima frio extremo), equipamento para operações de defesa química, biológica, radiológica e nuclear, e equipamento para as unidades de busca e salvamento transportadas por helicópteros. Também fornecerá, quando necessário, suprimentos e outros serviços, incluindo treino técnico.