O Conselho da União Europeia aprovou uma medida de assistência às Forças Armadas da Costa do Marfim, no valor de 15 milhões de euros, ao abrigo do Mecanismo Europeu para a Paz.
Um montante que irá reforçar as capacidades operacionais das Forças Armadas da Costa do Marfim para proteger áreas próximas das fronteiras terrestres e para combater grupos armados não estatais, que estão a desestabilizar o país e toda a região da África Ocidental.
A União Europeia irá, assim, fornecer equipamento, não letal, para melhorar as capacidades de inteligência, vigilância e reconhecimento das Forças Aéreas da Costa do Marfim através da aquisição de equipamento de comunicação e transmissão de dados e de drones.
O apoio vai reforçar também a logística e a segurança das unidades militares destacadas nas zonas do norte da Costa do Marfim através do fornecimento de veículos polivalentes e de equipamento de proteção individual.
A entrega do equipamento será acompanhada de formação tática e prática relevante, para garantir que os militares retirem o máximo benefício dos equipamentos.