União Europeia apoia Forças Armadas Albanesas em 13 milhões de euros

União Europeia apoia Forças Armadas Albanesas em 13 milhões de euros
União Europeia apoia Forças Armadas Albanesas em 13 milhões de euros

O Conselho da União Europeia (UE) aprovou uma medida de assistência, no âmbito do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, no valor de 13 milhões de euros para aumentar a eficácia operacional das Forças Armadas Albanesas.

Um apoio que incide, nomeadamente em termos de mobilidade, manobrabilidade e proteção militares, mas também no reforço das capacidades da Albânia na participação nas operações e missões da Política Comum de Segurança e Defesa da UE e em ações de coligações internacionais.

A Albânia é um parceiro de segurança confiável e um país candidato à UE. A decisão de hoje é um marco importante na nossa cooperação em segurança e defesa. Ela também reflete a nossa apreciação pelo alinhamento total da Albânia com a Política Externa e de Segurança Comum da UE, que é uma expressão muito clara da escolha estratégica da Albânia para um futuro dentro da UE”, declarou Josep Borrell, Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança da União Europeia.

Para o Conselho da UE a decisão adotada é um resultado concreto do crescente envolvimento com a Albânia no domínio da segurança e defesa, que reflete o alinhamento total da Albânia com a Política Externa e de Segurança Comum da UE.

Da decisão do Conselho da UE consta que o European Peace Facility fornecerá equipamentos de força letal e, quando necessário, suprimentos e serviços relacionados, incluindo treino técnico. A Força Terrestre Albanesa receberá veículos leves blindados multifuncionais. Os veículos são equipados para fornecer alta mobilidade e manobrabilidade em todos os tipos de terreno e condições climáticas, e garantir a proteção do pessoal contra armas leves e explosivos.