O Conselho da União Europeia (UE) aprovou uma medida de assistência, no âmbito do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, no valor de 13 milhões de euros para aumentar a eficácia operacional das Forças Armadas Albanesas.
Um apoio que incide, nomeadamente em termos de mobilidade, manobrabilidade e proteção militares, mas também no reforço das capacidades da Albânia na participação nas operações e missões da Política Comum de Segurança e Defesa da UE e em ações de coligações internacionais.
“A Albânia é um parceiro de segurança confiável e um país candidato à UE. A decisão de hoje é um marco importante na nossa cooperação em segurança e defesa. Ela também reflete a nossa apreciação pelo alinhamento total da Albânia com a Política Externa e de Segurança Comum da UE, que é uma expressão muito clara da escolha estratégica da Albânia para um futuro dentro da UE”, declarou Josep Borrell, Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança da União Europeia.
Para o Conselho da UE a decisão adotada é um resultado concreto do crescente envolvimento com a Albânia no domínio da segurança e defesa, que reflete o alinhamento total da Albânia com a Política Externa e de Segurança Comum da UE.
Da decisão do Conselho da UE consta que o European Peace Facility fornecerá equipamentos de força letal e, quando necessário, suprimentos e serviços relacionados, incluindo treino técnico. A Força Terrestre Albanesa receberá veículos leves blindados multifuncionais. Os veículos são equipados para fornecer alta mobilidade e manobrabilidade em todos os tipos de terreno e condições climáticas, e garantir a proteção do pessoal contra armas leves e explosivos.