Todas as Unidades Funcionais dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde (ULS) de Almada-Seixal têm em funcionamento um Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA).
O sistema SARA torna mais fácil e rápido o contacto telefónico, através de um sistema que regista o número de telefone do utente e permite o retorno da chamada, de forma personalizada, num curto espaço de tempo. A ULS de Almada-Seixal é a primeira Unidade Local de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo a ter o SARA em pleno funcionamento nos Cuidados de Saúde Primários.
A implementação do sistema de atendimento decorreu de forma faseada e já está concluída, com funcionamento pleno nas 22 Unidades de Saúde Familiares e nas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados de Almada e do Seixal.
O sistema introduziu uma melhoria na qualidade do atendimento, e oferece agora ao utente a possibilidade de agendar consultas agudas (para o dia) ou programadas, pedir renovação de receitas, entre outros assuntos. Aquando do retorno, a resposta já vai ao encontro da necessidade do utente, sendo, por isso, personalizada.
“É com enorme satisfação que damos por terminada a implementação do SARA em todas as nossas unidades funcionais dos cuidados de saúde primários, dando resposta a uma necessidade sentida há muito pelos nossos utentes, que se prendia com a dificuldade em contactar estas unidades”, afirmou, citada em comunicado, Teresa Machado Luciano, presidente do Conselho de Administração da ULS de Almada-Seixal.
A responsável da ULS acrescentou: “Com este sistema, facilitamos a vida aos nossos utentes e aos nossos profissionais. Os primeiros porque ficam com a garantia de um contacto célere, evitando esperas e deslocações, os segundos porque conseguem prestar melhor atendimento, sem duplicação simultânea de tarefas, e de forma mais organizada”.
Com este sistema inovador, a ULS de Almada-Seixal facilita o acesso dos seus utentes aos Cuidados de Saúde Primários, aumentando também a equidade, e melhorando a resposta.