Em 2016, a União Europeia e o México iniciaram negociações para atualizar o Acordo de Comércio Livre (ACL) existente, que data de 2000, dado que os padrões do comércio mundial sofreram uma alteração substancial durante os 16 anos de vigência do acordo, e apontando para a necessidade de um novo ACL de maior amplitude e alcance.
Cecilia Malmström, Comissária responsável pelo Comércio, e Ildefonso Guajardo, Ministro da Economia do México, acordaram acelerar as negociações e definiram o calendário das próximas rondas, para 3 a 7 de abril e para 26 a 29 de junho. Os dois responsáveis vão também reunir-se, numa data entre as rondas, na Cidade do México para “fazer o ponto da situação e encorajar os progressos dos negociadores”.
“Agora, vamos acelerar o ritmo das negociações, para recolher os benefícios mais rapidamente” afirmou Cecilia Malmström e Ildefonso Guajardo, citados em comunicado da Comissão Europeia.
Entre 2005 e 2015, o fluxo anual de mercadorias entre a UE e o México aumentou para mais do dobro, passando de 26 para 53 mil milhões de euros, no âmbito do acordo de comércio livre de 2000.