O reconhecimento das repúblicas de Donetsk e Lugansk na zona leste da Ucrânia pela Federação Russa bem como o envio de tropas para essas regiões é considerado um ato ilegal pelo Presidente do Conselho Europeu e pela presidente da Comissão Europeia.
Charles Michel e Ursula von der Leyen referem em declaração que a decisão da Federação Russa é “ilegal e inaceitável”, e que “viola o direito internacional, a integridade territorial e a soberania da Ucrânia, os próprios compromissos internacionais da Rússia e agrava ainda mais a crise”.
Para as 16h00 de hoje está agendada uma reunião informal dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, presidida pelo Alto Representante e ao final da tarde será apresentado um primeiro pacote de sanções.
Este primeiro pacote de sanções pode incluir medidas:
- contra os envolvidos na decisão ilegal;
- contra bancos que estão a financiar militares russos e outras operações nos territórios Donetsk e Lugansk;
- contra a capacidade do Estado e do governo russos de aceder aos mercados e serviços financeiros e de capitais da União Europeia, limitar o financiamento de políticas agressivas;
- e o comércio das duas regiões separatistas de e para a União Europeia.
Os dois responsáveis europeus indicaram ainda que a União Europeia está preparada e disposta a adotar medidas adicionais, numa fase posterior, e se necessário à luz de novos desenvolvimentos.