A tendência é de recuperação da atividade turística em todo o país. Os dados do setor do turismo que mostram a essa recuperação foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
Em maio de 2022, o setor do Turismo cresceu em número de hóspedes de 162,1% e as dormidas cresceram 221,8%, face ao mesmo homólogo de 2021, como os valores a aproximarem-se dos registados em 2019, antes da crise pandémica.
Os dados indicam que este crescimento é, à semelhança de meses anteriores, em muito devido ao desempenho dos residentes com 1,8 milhões de dormidas, ou seja, 11,6% vs maio/19. De destacar também a boa recuperação dos mercados externos, com alguns a registar valores superiores a 2019.
Mas a recuperação é mais evidente nos proveitos em que já se atingiu aproximadamente mais 12% acima dos montantes registados em período pré-pandemia.
Em maio de 2022, os proveitos totais atingiram 456,1 milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 264,3% e os proveitos de aposento com 338,4 milhões de euros, referente a mais 275,1% em comparação com o mesmo período de 2021.
Em maio, registaram-se aumentos das dormidas em todas as regiões do país, quando comparado com período homólogo. Este crescimento foi mais expressivo na Madeira com 340,5%, A.M Lisboa com 330,4% e no Algarve com 271,1%. Comparando com maio de 2019, registaram-se aumentos na RA Madeira com 18,8%, no Norte com 6,5% e no Alentejo com 1,2% devido ao dinamismo do turismo interno.
Em maio de 2022, todos os mercados internacionais apresentaram sinais de recuperação com destaque para os EUA, Países Baixos, Irlanda e Bélgica em que os valores nas dormidas foram superiores às registadas em 2019. No caso do Reino Unido, registou um acréscimo absoluto de 819,4 mil dormidas, em relação ao período homólogo, o que situa o principal mercado emissor para Portugal próximo da total recuperação face a 2019. O Reino Unido, em 2019, representava 13,4% de todas as dormidas efetuadas no destino Portugal.
Para Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Comercio e Serviços, “os indicadores relativos a maio permitem ao setor do turismo encarar com otimismo os meses que se aproximam, sendo necessário dar continuidade ao trabalho de recuperação da conectividade aérea, dinamização de parcerias com os interlocutores em cada mercado emissor, e criar condições para as nossas empresas em apresentarem as suas ofertas comerciais.”