Tribunal Penal Internacional emite mandato de prisão para Mohammed Al-Masri líder do Hamas

Tribunal Penal Internacional emite mandato de prisão para Mohammed Al-Masri líder do Hamas
Tribunal Penal Internacional emite mandato de prisão para Mohammed Al-Masri líder do Hamas. Foto: TPI

O Tribunal Penal Internacional emitiu por unanimidade um mandado de prisão para o líder do Hamas, Mohammed Diab Ibrahim Al-Masri, conhecido por “Deif”, por supostos crimes contra a humanidade e crimes de guerra cometidos no território do Estado de Israel e do Estado da Palestina, desde pelo menos 7 de outubro de 2023.

O Tribunal já tinha inicialmente elaborado pedidos de mandados de prisão para dois outros líderes do Hamas, Ismail Haniyeh e Yahya Sinwar. No entanto, com a confirmação da morte dos visados o Tribunal retirou os pedidos em 9 de agosto de 2024 e 25 de outubro de 2024.

Dado que o Tribunal não dispõe de informação que assegure a morte de Deif, então emitiu um mandado de prisão. No entanto, o Tribunal indicou que continua a investigar os crimes no conflito em curso e prevê apresentar novos pedidos de mandados de prisão.

O Tribunal indica que o mandado de prisão para Deif está classificado como “secreto”, para proteger testemunhas e salvaguardar a condução das investigações. No entanto, o Tribunal considera “que também é do interesse das vítimas e das suas famílias estarem cientes da existência do mandado”.