O papel desempenhado pelas divas de ópera na Ásia, o modo como foram recrutadas e formadas, como e onde atuaram e a sua importância na sociedade são os temas abordados por David Chaffetz na conferência “Three Asian Divas” que o Museu do Oriente organiza no dia 23 de janeiro, quinta-feira, às 18h00.
A sessão é precedida, às 17h00, por uma visita à exposição “A Ópera Chinesa” que oferece uma visão abrangente deste género performativo, em toda a sua diversidade e exuberância, atavés de 280 peças, como trajes, perucas, toucados, modelos de maquilhagem, marionetas, gravuras, pinturas e instrumentos musicais, bem como fotografias e vídeos. Aqui, os visitantes podem visualizar a riqueza da cultura material, ao mesmo tempo que ganham um novo entendimento do contexto literário e social desta arte.
À semelhança do que acontece no seu livro, David Chaffetz ilustra as palavras com referências às vidas de várias cantoras célebres na China, através de slides com representações das cantoras na arte e na fotografia. De seguida, foca-se na Índia e no Irão, para mostrar que a figura da diva é universal em toda a Ásia, mesmo quando as formas de atuação diferem das registadas na China.
David Chaffetz estudou Persa, Turco e Árabe na Universidade de Harvard. Trabalhou na Encyclopedia Iranica e escreveu A Journey through Afghanistan (Chicago, 2006). Ao longo de 45 anos, tem viajado extensivamente pela Índia, Ásia central e China.
“Three Asian Divas” – Palestra por David Chaffetz
23 de janeiro, quinta-feira
Horário: 18.00 com Duração: 60’
Palestra precedida de visita orientada à exposição “A Ópera Chinesa”, com Alexandre Correia, às 17h00
Gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia