Um novo estudo de investigação descobriu que adultos no Canadá com transtorno por uso de cannabis mostram um risco de cerca de 60% maior de sofrer o primeiro ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou outro evento cardiovascular importante do que aqueles sem transtorno por uso de cannabis.
O estudo, publicado na “Addiction”, mediu a associação entre o uso problemático da cannabis e a primeira ocorrência de eventos adversos de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, disritmias cardíacas e doença vascular periférica.
Os investigadores usaram cinco bases de dados de saúde do Canadá para criar uma coorte de quase 60.000 participantes, metade com diagnóstico de perturbação por consumo de cannabis e metade sem diagnóstico, pareados por sexo, ano de nascimento e hora de apresentação ao sistema de saúde. Foram excluídas pessoas com eventos adversos prévios de doença cardiovascular. Os participantes foram acompanhados de janeiro de 2012 a dezembro de 2019. Entre as pessoas com transtorno por uso de cannabis, 2,4%, ou seja, 721 sofreram um evento de doença cardiovascular pela primeira vez, em comparação com 1,5%, ou 458 no grupo não exposto.
Dentro do grupo de pessoas com transtorno por uso de cannabis, as pessoas sem nenhuma doença médica concomitante, sem prescrição médica e com menos de cinco visitas aos serviços de saúde nos últimos seis meses tiveram um risco ainda maior de um primeiro evento de doença cardiovascular – aproximadamente 1,4 vezes maior do que para o resto do grupo com transtorno por uso de cannabis. Isto pode ocorrer porque essas pessoas consideravam-se saudáveis e podem não ter agido ou mesmo notado os sinais de alerta de um ataque cardíaco iminente, acidente vascular cerebral ou outro evento cardiovascular grave.
Anees Bahji, principal autor do estudo, enfatizou a importância dessas descobertas para a saúde pública e a prática clínica, referindo: “ O nosso estudo não fornece informações suficientes para dizer que o transtorno por uso de cannabis causa eventos adversos de doenças cardiovasculares, mas podemos ir mais longe e dizer que os canadianos com transtorno por uso de cannabis parecem ter um risco muito maior de doenças cardiovasculares do que pessoas sem o transtorno”.
O estudo contribui para o diálogo contínuo em torno das implicações para a saúde do transtorno por uso de cannabis e as suas potenciais ligações com a saúde cardiovascular.