Até agora, eletrificar caminhões de transporte de carga de longo curso era considerado financeiramente inviável. No entanto, descobertas recentes de investigadores suecos da Chalmers University of Technology demonstram que operar veículos pesados elétricos pode ser mais económico do que usar gasóleo.
Johannes Karlsson, especializado em Engenharia de Controlo Automático na Chalmers University of Technology, expressou sua própria surpresa com os resultados e o otimismo de que outras empresas de transporte e fabricantes de veículos pesados de mercadorias serão incentivados a investir em eletrificação, em face da relação custo-eficácia.
A mudança de frotas de veículos movidos a combustíveis fósseis para veículos elétricos ocorreu principalmente em veículos ligeiros, incluindo pequenas carrinhas de empresas.
A adoção da tecnologia elétrica em veículos pesados de mercadorias de longa distância tem sido lenta devido à convicção de que esses veículos exigiriam baterias volumosas, comprometendo a capacidade de carga e inviabilizando a operação elétrica.
No entanto, os investigadores da Chalmers University of Technology descobriram, agora, que a eletricidade pode servir como uma alternativa mais económica ao gasóleo, mesmo para veículos pesados de mercadorias.
Johannes Karlsson relata, no seu estudo, já publicado na revista Energies, que o mesmo foi feito num cenário específico envolvendo veículos pesados de mercadorias viajando a uma distância de 553 quilómetros entre Helsingborg e Estocolmo, na Suécia. O estudo comparou dois tamanhos de bateria distintos e considerou dois preços potenciais para carregamento rápido. O resultado do estudo indica ser viável eletrificar os veículos pesados de maneira financeiramente eficiente.
Estudo baseado em dados do mundo real
No estudo, os investigadores desenvolveram um modelo utilizando dados obtidos de uma empresa de transporte real localizada em Helsingborg. Esta escolha deveu-se à representação da empresa de tarefas típicas e circunstâncias operacionais encontradas pelas empresas de transporte naquela região específica da Suécia, principalmente quando se trata de percorrer longas distâncias.
Foi usada uma bateria de maior dimensão que não exigia recarga durante o percurso, com reabastecimento de carga na empresa. Esta bateria ocupou uma parcela maior da capacidade de carga. Usando por outro lado, uma bateria de menor dimensão, exigia um carregamento rápido durante o percurso, mas tinha um impacto menor na capacidade de carga. Os resultados do estudo indicaram que a transportadora alcançou lucratividade ao utilizar energia elétrica para suas operações.
O investigador destacou que, ao empregar um tamanho de bateria apropriado, é possível eletrificar veículos pesados de mercadorias, e que os custos eram comparáveis ou até menores do que os associados a veículos movidos a gasóleo.
O tamanho ideal da bateria depende da natureza das mercadorias transportadas, sejam cargas leves, como vegetais, ou cargas pesadas, como bebidas ou madeira. Fatores como padrões de direção e o custo do carregamento rápido também desempenham papéis importantes na determinação do tamanho ideal da bateria. O investigador prevê um cenário futuro plausível em que os veículos pesados de mercadorias serão equipados com baterias de tamanhos variados para acomodar essas os diversos modelos de transporte.
O investimento necessário para baterias e equipamentos de carregamento carrega os seus próprios custos. No entanto, estudos anteriores mostraram que, para justificar esse investimento, a bateria de um veículo pesado elétrico deve ser carregada e descarregada pelo menos 1.400 vezes. É importante notar que a maioria dos veículos comerciais supera esse limite ao longo de sua vida operacional, validando assim a viabilidade económica do investimento.
Acelerar a transição para pesados elétricos
Os estudos conduzidos pelos investigadores na Suécia são considerados excecionais, dado que tradicionalmente, as investigações sobre a eletrificação de veículos pesados de mercadorias se concentram principalmente em cenários em que os veículos operam e carregam em áreas limitadas, como portos. O estudo inovador conduzido pelos investigadores da Chalmers University of Technology mostra que o potencial de acelerar a mudança do transporte de veículos pesados movidos a gasóleo para elétricos.
Anders Grauers, do Departamento de Engenharia Elétrica da Chalmers University of Technology, afirmou que seu estudo demonstrou com sucesso a eletrificação económica de frotas de veículos pesados de mercadorias. Assim, as empresas devem ser motivadas a investir na transição. O investigador enfatizou ainda que os incentivos financeiros geralmente facilitam mudanças rápidas, e seu estudo apresenta uma solução realista e aplicável para inúmeras operações de transporte.
Dados do estudo
O preço do gasóleo foi fixado em 1,20€ por litro e o preço do carregamento rápido em 0,17€ por quilowatt/hora ou, alternativamente, 0,40€ por quilowatt/hora. Os preços são indicados sem IVA. Caso contrário, os investigadores assumiram que os custos, como manutenção, eram os mesmos para os veículos pesados, independentemente de serem movidos a eletricidade ou a gasóleo.