O tráfego aéreo de passageiros voltou aos níveis pré-crise em alguns países, como sejam a Costa Rica e a República Dominicana. A recuperação na Europa continental, França e Portugal, é encorajadora, na sequência da flexibilização das restrições de viagem e introdução do Certificado Covid da EU. Outros mercados foram ainda sobrecarregados por restrições persistentes (algumas dos quais estão a ser facilitadas) ou pela pausa prolongada em voos internacionais de longo curso.
A VINCI Airports divulvou que cerca de 30 milhões de passageiros viajaram através da rede VINCI Airports no terceiro trimestre de 2021, o que corresponde a mais de 98% do que ocorreu no terceiro trimestre de 2020. Mas em comparação com o terceiro trimestre 2019, o número de passageiros ainda se situou em menos 59%.
Para a VINCI Airports a recuperação do tráfego no verão de 2021 confirmou que a tendência é o regresso aos níveis pré-crise motivada pela pandemia de COVID-19. Os números subiram acentuadamente em França, Portugal, Sérvia, Irlanda do Norte, Brasil e Chile e voltaram mesmo aos níveis de 2019 na Costa Rica e na República Dominicana.
Para a retoma das viagens áreas é considerado o facto de a pandemia tender a estar sob controlo na maioria dos países e a introdução do Certificado Covid da UE levou a várias decisões de reabertura parcial de fronteiras.
Esta tendência ascendente no tráfego internacional é ilustrada pelo tráfego doméstico que representava a esmagadora maioria do tráfego na rede VINCI Airports em 2020, mas voltou ao nível habitual (28%) no mês de setembro de 2021. No entanto, o tráfego internacional ainda não atingiu todo o seu potencial, uma vez que muitos países continuam a aplicar restrições parciais ou totais aos viajantes que entram no país. É o caso do Camboja, Japão e Reino Unido, estes países continuaram a aplicar regras rigorosas.
A tendência de retoma das viagens estabilizou em setembro, em comparação com julho e agosto, mas a VINCI Airports considera que o trafego volte a subir à medida que as restrições sejam mais flexibilizadas.
O ressurgimento da pandemia em alguns países e um abrandamento das viagens de negócios e de seniores, fez com que o tráfego em setembro estabilizasse ou caísse em alguns aeroportos, enquanto a recuperação continuava noutros. Mas é esperado que flexibilização de várias medidas de retenção do tráfego internacional (no Chile, no Reino Unido e no Japão) e o recentemente anunciado plano para reiniciar os voos transatlânticos de e para os Estados Unidos em 1 de novembro, poderá impulsionar a recuperação nos próximos meses.
A VINCI Airports indica algumas alterações dos níveis de tráfego em 2021, em comparação com os do mesmo período em 2019:
- Em Portugal, o número de passageiros praticamente duplicou neste verão em comparação com o verão passado. Desceram 46% em relação ao verão de 2019. O tráfego no Porto em agosto foi bastante dinâmico (-35%), com algumas rotas a atingirem ou ultrapassarem os níveis de 2019 (Zurique +16%, Luxemburgo +6%, Madeira +32%). O tráfego no Aeroporto do Funchal (Madeira) está quase de volta ao nível de 2019 (5% menos em agosto). A tendência abrandou em setembro, mas a decisão de abrir as fronteiras a turistas do Brasil em 1 de setembro e de flexibilizar as restrições ao tráfego transatlântico de e para os Estados Unidos deve estimular a procura de voos este Inverno.
- No Reino Unido, o tráfego continuou severamente dificultado pelas medidas asfixiantes do tráfego internacional que o governo britânico continuou a impor ao longo do verão. O número de passageiros em Londres Gatwick era mais elevado do que no verão de 2020, mas ainda significativamente abaixo do verão de 2019. Devido à ausência de restrições nas viagens domésticas, o tráfego do Aeroporto Internacional de Belfast aumentou mais significativamente. Voos de e para grandes cidades britânicas como Londres (Gatwick, 14% abaixo), Liverpool (11% abaixo) e Manchester (16% abaixo) deu um contributo particularmente substancial. A procura de viagens aéreas poderá recuperar assim que as regras relativas a viagens internacionais sejam simplificadas em 4 de outubro e logo que os voos transatlânticos de e para os Estados Unidos possam recomeçar. A JetBlue, uma companhia aérea, teve o seu voo inaugural entre Gatwick e Aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque, a 30 de setembro. Fornecerá, por agora quatro serviços por semana e depois voos diários a partir de novembro.
- Em França, a época estival foi marcada essencialmente por voos para destinos turísticos. Em Nantes, o número de passageiros ultrapassou os níveis de 2019 em algumas rotas domésticas, incluindo Nice (+29%), Ajaccio (+49%) e Bastia (+29%) e algumas internacionais, como Barcelona (+13%) e Palma (+12%). O Aeroporto de Toulon Hyères beneficiou do adiamento de alguns voos internacionais até agosto: os voos de e para Orly e Charles de Gaulle em Paris voltaram ao nível de 2019 e o tráfego de e para outros destinos aumentou consideravelmente (Brest aumentou 35%, Nantes 3,5 vezes mais alto, Ajaccio 12%, Bastia 39%). O tráfego no aeroporto de Lyon-Saint Exupéry também cresceu significativamente ao longo do terceiro trimestre de 2021. Algumas rotas domésticas como as de e para a Córsega (com Ajaccio a subir 17% e Bastia a subir 28%) e outras rotas de e para o sul da Europa (com Porto a descer 19% e Palma a subir 22%) contribuiu substancialmente. A tendência abrandou no final do trimestre, à medida que o número de viajantes de negócios e seniores diminuía.
- Na Sérvia, o número de passageiros triplicou em relação ao verão de 2020. Em julho e agosto, a procura de voos foi impulsionada por destinos turísticos na Turquia (Antalya + 13%) e no Egipto (Hurghada + 30%). O tráfego diminuiu no final do trimestre devido a um ressurgimento da pandemia, mas os horários de voo das companhias aéreas para os próximos meses ainda parecem encorajadores.
- Na Suécia, o tráfego no Aeroporto Skavsta de Estocolmo mais do que duplicou em relação ao verão de 2020, especialmente devido à rápida procura de voos de e para a Polónia, para visitar amigos e familiares.
- No Japão, o estado de emergência permaneceu em vigor durante o verão e a pandemia agravou-se, amortecendo o aumento do tráfego que tinha começado em agosto, quando a época de férias começou. A maior parte do tráfego era nacional, uma vez que as medidas de controlo de fronteiras do país continuam a restringir as viagens internacionais.
- No Camboja, as restrições muito apertadas à entrada de passageiros no país permaneceram em vigor, impedindo o reinício do tráfego durante o trimestre.
- Nos Estados Unidos, o número de passageiros no Aeroporto Internacional de Orlando Sanford está gradualmente a aproximar-se do nível de 2019. O tráfego em algumas rotas foi ainda mais elevado do que em 2019 (Asheville +22%, Allentown +7%, Cincinnati +5%). Como sinal desta recuperação, Swoop e Flair, duas companhias aéreas canadianas low cost, anunciaram planos para novos serviços entre o Canadá e Orlando este inverno.
- Na Costa Rica, o tráfego voltou aos níveis de 2019 (+ 0,5%). O país, que atenuou ainda mais as restrições de viagens no início de agosto, está a assistir a um tráfego de passageiros dinâmico para e dos Estados Unidos, especialmente nos serviços para Nova Iorque (JFK, +40%), Los Angeles (+7%) e Miami (+2%). A American Airlines iniciará voos semanais para Chicago a 6 de novembro.
- O tráfego nos aeroportos da República Dominicana pairou acima dos níveis pré-pandémicos durante várias semanas. Os principais contribuintes foram os voos entre Santo Domingo e a costa oriental (Newark Liberty servindo Nova Iorque com +53%, Boston com +41%, Fort Lauderdale com +52% e Miami com +23%), e voos transatlânticos (Madrid com +22%). O apelo do destino entre os turistas norte-americanos levou várias companhias aéreas a começarem a prestar novos serviços – por exemplo, a Spirit Airlines, que começou a operar 4 voos diários entre Orlando e Santo Domingo em 8 julho.
- O número de passageiros que viajaram através do Aeroporto Salvador Bahia, no Brasil, triplicou em comparação com o verão de 2020 e continua a subir em direção aos níveis de 2019. Algumas rotas atrairam mais passageiros do que em 2019, por exemplo as de e para São Paulo (Congonhas +4%, Viracopos +17%) e Rio (Santos Dumont, 6 vezes mais). Ilustrando esta dinâmica, a companhia aérea Azul começará a operar 3 novos serviços entre Salvador e Montes Claros, Porto Velho e São José do Rio Preto, a 17 de dezembro.
- No Chile, o tráfego é 57% mais baixo do que no verão de 2019, mas cresceu 21 pontos percentuais em relação ao trimestre. À medida que a pandemia diminuiu, a maioria das regiões reabriu e o tráfego doméstico de e para Santiago foi retomado. O tráfego internacional continua a ser lento, pois as fronteiras continuam fechadas, mas poderá recuperar com a abertura do país a turistas estrangeiros em 1 de outubro, que é quando começa a época turística no hemisfério sul.