A Trafaria (Com)Prova 2018, que vai na 3ª edição, é um evento organizado pela Câmara Municipal de Almada, e decorre das 17h00 às 22h00, nos dias 1 e 2 de junho, e das 15h00 às 20h00, no dia 3 de junho. Trafaria (Com)Prova pretende recuperar a memória da Trafaria como uma terra de pescadores e um local privilegiado de lazer e convívio.
A entrada no evento é gratuita, mas para a degustação dos vinhos dos vários produtores, os visitantes devem adquirir o copo de degustação no Gabinete de Apoio pelo valor de 5 euros. A animação de rua no Passeio Ribeirinho da Trafaria decorre, no horário do evento, com a Companhia XPTO “Banhistas” e a Almada Street Band.
Paralelamente ao Trafaria (Com)Prova 2018 é possível visitar a exposição “Ir a banhos”, na Capela do antigo Presídio da Trafaria, a exposição de fotografia de Luís Ramos “Musas Encantadoras, Bichos e Outros Seres Extraordinários, no Presídio da Trafaria”, no Jardim dos Dragoeiros do antigo Presídio da Trafaria, a instalação sonora “Campanha de recolha de entrevistas: memórias do antigo Presídio da Trafaria”, nas Celas do antigo Presidio da Trafaria, além do “Espaço Criança”, com jogos tradicionais, localizado no acesso ao antigo Presidio da Trafaria. O espaço das exposições encerra nos dias 1 e 2 de junho, às 22h00, e no dia 3 de junho, às 20h00.
PROGRAMA – Trafaria (Com)Prova 2018
Dia 1 de junho – sexta-feira
17h00 – Inauguração Oficial do Evento (Passeio Ribeirinho da Trafaria)
18h30 – Sons do Douro – Animação (Passeio Ribeirinho da Trafaria / Praceta do Porto de Lisboa)
22h00 – Encerramento do Evento
Dia 2 junho – sábado
16h00 – Visita guiada ao antigo Presidio da Trafaria e Centro Histórico da Trafaria – Realizada pelo Centro de Arqueologia de Almada (livre acesso)
17h00 – Abertura do Evento
19h30 – Prova Comentada – “Vinhos brancos frescos para o verão”: orientada por Fernando Melo, especialista e crítico da Revista VINHO Grandes Escolhas (Capela do antigo Presídio da Trafaria) – mediante inscrição
22h00 – Encerramento do Evento
Dia 3 junho – domingo
15h00 – Visita guiada ao antigo Presidio da Trafaria e Centro Histórico da Trafaria – Realizada pelo Centro de Arqueologia de Almada (livre acesso)
– Abertura do Evento
18h00 – Prova Comentada – “Vinhos tintos que nos seduzem”: orientada por Fernando Melo, jornalista e crítico da Revista VINHO Grandes Escolhas (Capela do antigo Presídio da Trafaria) – mediante inscrição
19h00 – Roda de Choro de Lisboa – Animação (Passeio Ribeirinho da Trafaria)
20h00 – Encerramento do Evento