Nos últimos tempos, tem-se verificado uma grande mudança nos tratamentos de saúde, e essa mudança é expectável que continue no futuro. Nestas transformações radicais, os sistemas também se vão adaptando. Mas no atual contexto em que a distância entre pessoas é necessária, face à pandemia de COVID-19, um dos grandes desafios passa pela proximidade entre prestadores de cuidados de saúde e utentes.
A pensar neste desafio a TOOLTO lança a Tool to (Care), uma nova plataforma que funciona como um serviço, com uma abordagem integrada que promove uma melhor gestão dos cuidados de saúde, gerindo as necessidades à distância, através de soluções ágeis, com benefícios mútuos, modularidade, personalização e marketplace de cuidados de saúde, não só no caso de um evento médico, mas também por via de um módulo preventivo proactivo.
Os serviços de healthcare disponíveis na plataforma Tool to (Care) são compostos por profissionais de saúde que funcionam como conselheiro de saúde, tendo por base as necessidades médicas, histórico e sintomas.
A plataforma integra diferentes tipos de serviço: aconselhamento de saúde, transporte médico, apoio domiciliário, segunda opinião médica, tele assistência e medicina ou prescrição de receitas e entrega de medicamentos, entre outros.
Todos estes serviços são apoiados pelas tecnologias já usadas pela TOOLTO, como a omnicanalidade, o Marketplace de venda de serviços, possibilitando o acompanhamento por Whatsapp ou telemedicina, e com a possibilidade de realização de consultas médicas por videoconferência.
“Os prestadores de cuidados de saúde, as Seguradoras e os Hospitais têm sido confrontados com o desafio de se reinventarem enquanto procuram melhorar fornecer um serviço sem falhas. Por outro lado, os utilizadores destes serviços sentem, muitas vezes, falta de acompanhamento e ausência de informação sobre o que podem fazer, como e onde. A Tool to (Care) pretende humanizar esta jornada, facilitando, não só, o processo de resposta a qualquer evento médico, como também todas as outras necessidade pré e pós qualquer evento, como o simples conhecimento de saber se tudo está bem e voltou à normalidade”, esclareceu Nuno Sobral, CEO da TOOLTO.
A plataforma já está a ser utilizada pela IMA Ibérica Assistência, através do serviço Vida Diária, e como revelou Eduardo Piçarra, Country Manager da IMA Ibérica Assistência, “atualmente, quando alguém se depara com um evento médico, surgem muitas questões, mas, muitas vezes, as respostas não são claras e não conseguimos obter o apoio adequado e célere de que necessitamos antes, durante e após o evento. É por isso que decidimos apostar na Tool to (Care), de forma a conseguirmos prestar um serviço ainda melhor de teleassistência aos nossos utilizadores, bem como todas as outras coberturas do Vida Diária”.