Tiago Barbosa Ribeiro é deputado à Assembleia da República e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS. Foi candidato à Câmara Municipal do Porto nas eleições autárquicas de 2021 e é Vereador sem pelouros na autarquia.
É atualmente presidente da Comissão Política Concelhia do Porto do PS e, quando foi eleito pela primeira vez, em 2016, tornou-se o mais jovem presidente dessa estrutura. Agora, já manifestou interesse em se manter à frente da Concelhia do Porto do PS e irá apresentar a candidatura sob o lema “Pelo Porto, Ganhar 2025!”.
Uma candidatura, com apresentação a 21 de junho de 2024, tem como mandatário o constitucionalista e ex-deputado Pedro Bacelar de Vasconcelos, histórico militante do PS, e que já dispõe de um vasto leque de apoiantes, nomeadamente todas secções de residência do PS Porto, as lideranças e dirigentes das estruturas da Juventude Socialista e das Mulheres Socialistas, bem como de autarcas em todos os órgãos da cidade.
Tiago Barbosa Ribeiro assume que “esta candidatura tem como foco preparar o PS Porto para uma vitória nas eleições autárquicas de 2025, garantindo a unidade do PS no Porto, o acolhimento dos melhores protagonistas, a mobilização de todos os militantes e das suas estruturas, a abertura à sociedade e o trabalho de base, assegurando também a boa articulação com todos os órgãos de decisão do PS a nível distrital e nacional. O PS Porto quer vencer as eleições autárquicas em 2025 e esta candidatura vai garantir as condições para nos prepararmos para esse desafio na cidade.”
Tiago Barbosa Ribeiro
Tiago Barbosa Ribeiro é natural do Porto, cidade onde nasceu em 1983 e vive. É licenciado em Sociologia, com especialização em Trabalho e Organizações, pela Universidade do Porto.
Vereador na Câmara Municipal do Porto e Deputado à Assembleia da República na XVI Legislatura, eleito pelo círculo eleitoral do Porto.
Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS com o pelouro do Trabalho, Segurança Social e Inclusão.
Foi deputado eleito pelo círculo do Porto nas XIII, XIV e XV legislaturas. Foi Coordenador do PS na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão entre 2015 e 2024, englobando também a área da Administração Pública entre 2015 e 2019.
Fez parte do Grupo de Trabalho de Combate à Precariedade criado no âmbito dos acordos com BE, PCP e PEV para a solução de Governo na XIII Legislatura, o Grupo de Trabalho para a revisão das Leis Laborais e outros grupos de trabalho sectoriais.
Na XV Legislatura fez parte do Grupo de Trabalho que ao longo de vários meses conduziu a especialidade da Agenda para o Trabalho Digno, aprovada no início de 2023. Tem representado o Grupo Parlamentar do PS em diferentes fóruns e organizações relacionadas com as áreas do Trabalho e da Segurança Social, tendo integrado a delegação parlamentar que participou em 2016 na 105.ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho em Genebra.
Em 2020 foi eleito membro da Comissão Eventual da Assembleia da República para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença COVID-19 e do processo de recuperação económica e social.