Neste fim do ano o Terreiro do Paço, em Lisboa, é um dos locais, onde decorrem as maiores festas da cidade, concertos e espetáculo piromusical, trazem à praça milhares de pessoas, o que estão a levar a um considerável reforço de segurança.
O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) informou que durante os festejos no dia 31 de dezembro, a Praça do Comércio “será considerada um recinto improvisado, motivo pelo qual serão criados perímetros de segurança”.
No acesso ao recinto não são permitidos diversos objetos, como garrafas, copos de vidro, chapéus-de-chuva (com hastes compridas), mochilas ou bolsas com dimensão superior a uma folha A3, cadeiras ou bancos, apontadores de laser, sticks para selfies, buzinas de ar comprimido, megafones, armas de fogo e armas brancas, drogas, seringas e explosivos.
O trânsito é condicionado fortemente num largo perímetro, no dia 31 a partir das 18h00, com cortes totais de trânsito de acesso à Praça a partir das 20h00.
O recinto abre ao público cerca das 21h00, e a PSP aconselha que as pessoas que pretendam deslocar-se para o Terreiro do Paço o façam o mais cedo possível, devido à necessidade “de revista nos oito locais de acesso.”
Para além dos reforços em meios humanos a PSP vai utilizar câmaras de videovigilância no recinto do Terreiro do Paço e nas zonas circundantes bem como barreiras anticarros nas vias de acesso.