Tecnologia dos jogos de computador pode ser aplicada para reestruturação dos sistemas de Informação no sector da aviação. Para isso será necessária uma colaboração interdisciplinar entre especialistas de diferentes organizações e países.
Erlend Andreas Gjære, investigador do laboratório norueguês SINTEF, em conjunto com outros investigadores do SINTEF, e ainda, de Itália e da Alemanha, estão a trabalhar para encontrar aspetos da tecnologia de jogos que possam ser aplicados noutras áreas específicas, como as ligadas a mudanças na segurança, economia e organização no sector da aviação.
Nos últimos anos o método de gamificação tem sido usado em diferentes configurações para aumentar o envolvimento e a motivação do utilizador numa larga variedade de atividades.
A capacidade do espaço aéreo da Europa está num ponto de rutura. Para fazer face a este problema, os especialistas consideram a necessidade de melhores sistemas de informação que permitam gerir o crescimento do tráfego. Estes novos sistemas podem incluir o controlo de tráfego aéreo, o manuseamento de bagagens, a comunicação entre aeronaves e o gestor de horário de voo.
Mas as mudanças necessárias são tanto sobre aspetos sociotécnicos como são sobre sistemas técnicos. Todos os sistemas de TI têm um efeito sobre as pessoas e possuem fatores operacionais. “A reestruturação pode ser excitante, mas é muitas vezes difícil de implementar”, refere Erlend Gjære, que acrescenta: “As pessoas gostam de fazer a sua própria reestruturação, dentro da sua própria realidade, mas têm de ser estimuladas a trabalhar em conjunto”.
Erlend Gjære indica que “a abordagem não é baseada na concorrência”, mas estão a “tentar criar as mesmas experiências que os jogos de computador fornecem, como o domínio de novos desafios e a proficiência em descobrir coisas novas e o assumir a liderança”.
“Há uma coisa que os especialistas em aviação precisam, em face da reestruturação principal do sistema de TI, que é uma melhor comunicação”, indica Erlend Gjære. “Ao sector da aviação tem faltado uma estrutura de liderança de alto nível para o desenvolvimento do sistema. Por esta razão, as companhias aéreas nacionais, as autoridades da aviação internacional e as organizações de segurança e de infraestrutura, vão ter de trabalhar efetivamente juntos”.
Os investigadores estão a desenvolver uma ferramenta de modelagem baseada na web e projetada para coordenar e integrar todas as propostas de alteração dos sistemas, o que irá tornar possível a realização de análises interdisciplinares. A ferramenta pode basear-se em três princípios:
Proficiência – A ferramenta pode facilitar a compreensão mútua e o reconhecimento por outras pessoas pelo ponto de vista de um determinado indivíduo.
Autonomia / autocontrolo – Utilizadores permanecerão especialistas nos próprios campos, permitindo contribuições de todos os utilizadores tornando possível explorar todas as soluções disponíveis e utilizar essas informações para criar novas iniciativas.
Parentesco / colaboração / interdependência – Jogos de computador são jogados da mesma maneira em todo o mundo, pelo que a melhor solução será encontrada através da interação com os outros. Cada utilizador contribui com a própria experiência, resultando numa solução conjunta mais eficaz.