Volkswagen apresentou o novo SUV, o T-Roc. O novo crossover é um passo em frente na inovação no domínio da digitalização, na conectividade, nos sistemas de assistência à condução, vem dotado com motor dinâmico, e com um design evoluído.
De acordo com Volkswagen o mercado dos SUV está a crescer, em especial no segmento compacto, e os especialistas estimam que este segmento duplique na próxima década. Esta é a razão que levou a Volkswagen a conceber o T-Roc que irá ser produzido em Portugal na Autoeuropa.
O novo SUV vem com um enriquecido pacote de recursos, estabelecendo novos benchmarks. Com um design desportivo e moderno, irá representar um novo estilo emotivo Volkswagen, criando uma nova referência dentro da gama de modelos. Um veículo que permite ir ao encontro dos gostos e necessidades de diferentes tipos de condutores, desde os mais jovens aos de mais idade, indicou a Volkswagen.
“O T-Roc estabelece um novo ponto de referência no crescente segmento SUV. Com a sua funcionalidade, manipulação dinâmica e tecnologia, o T-Roc incorpora todas as boas qualidades da Volkswagen“, referiu Herbert Diess, presidente do Conselho de Administração da Volkswagen, durante a apresentação mundial do T-Roc em Itália.
Numa rápida análise verifica-se que o design define um novo estilo de veículo de cinco lugares. A frente é ampla com faróis duplos integrados e a luz reposicionada, o que torna o T-Roc inconfundível mesmo à noite. As linhas da silhueta são alongadas e caracterizadas por um elemento de cromo.
O interior foi adaptado ao design exterior, e a interação entre o ´Active Info Display´‚ e o sistema de informação e conteúdos cria um novo cockpit, digital e interativo. Através de um smartphone e da Volkswagen Car Net, é possível usar um amplo conjunto de serviços e aplicativos online e integrar o telefone e / ou a biblioteca de media. Outra característica oferecida pela Volkswagen no novo T-Roc é o pacote ‘Segurança & Serviço‘ que incluiu o Serviço de Emergência, Notificação Automática de Acidentes e Assistência em estrada.
O T-Roc está posicionado dentro do segmento SUV abaixo do modelo Tiguan. Se os cinco assentos estiverem ocupados, o espaço de bagagem quando carregado na parte superior do encosto dos bancos traseiros totaliza 445 litros. Os encostos também podem ser dobrados numa divisão 60/40, e assim a capacidade para bagagem pode ir até aos 1.290 litros.
Na versão base o T-Roc vem equipado com o sistema de monitoramento da área de assistência frontal com travagem de emergência para a cidade e monitoramento de peões, e ainda o sistema de travagem automática pós-colisão e o sistema de manutenção de pista o ‘Lane Assist‘. Além disso, parte da especificação de base são detalhes como o ar condicionado, o sistema de informação e conteúdos, conjunto de luz traseira LED, proteção visual embutida e luzes diurnas no para-choques.
O T-Roc pode ainda vir equipado com o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), a câmara de reversão da visão traseira, sistema de mudança de pista, incluindo o alerta de trânsito traseiro, monitor de ponto cego, o Park Assist, incluindo a função de travagem de manobra e sistema de assistência de tráfico e de emergência.
O SUV pode ser adaptado às preferências pessoais do condutor através de uma gama de sistemas de assistência adicionais. Além do controle de chassi adaptativo e da direção progressiva, incluindo a operação elétrica da escotilha traseira e o sistema de arranque ‘Keyless Access‘.
O novo T-Roc também vai estar disponível com três motores a gasolina (TSI) e três diesel (TDI), O T-Roc ocupará o lugar no segmento de classe dos 20.000 euros, mercado alemão. O lançamento do mercado europeu está previsto para novembro.