Surto de mpox em vários países continua espalhar-se devido a viagens

Surto de mpox em vários países continua espalhar-se devido a viagens
Surto de mpox em vários países continua espalhar-se devido a viagens, Foto: Rosa Pinto

O surto do vírus da varíola dos macacos do subtipo Ib (MPXV) continua predominante na República Democrática do Congo, Burundi e Uganda, com identificação de novos casos relacionados com viagens em países que anteriormente não tinham relatos de serem afetados, indica relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A República Democrática do Congo continua a ser o país mais afetado, onde se registou a circulação de ambos os subtipos de MPXV. Apesar de muitas províncias reportarem tendências estáveis ​​nos casos, a situação no país continua a ser preocupante, com a circulação contínua e sustentada de estirpes de vírus. A OMS indica que a crescente violência na zona leste do país representa desafios adicionais para a resposta ao mpox.

O Burundi e o Uganda continuam a reportar o maior número de casos fora da República Democrática do Congo.

Mas também foram detetados novos casos de mpox relacionados com viagens devido ao suntipo Ib MPXV em países que já tinham detetado casos relacionados com viagens anteriormente, incluindo a China, a Alemanha, a Tailândia, o Reino Unido, Irlanda do Norte e os Estados Unidos da América.

Do relatório da OMS consta que o Azerbaijão reportou o primeiro caso de mpox. No entanto, ainda não é conhecida a estirpe do MPXV.