O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, sigla do Inglês) alerta que até 19 de agosto de 2024, foram confirmados um total de 53 casos de doença dos legionários (legionelose), na região da Lombardia, Itália, e que dos infetados quatro morreram.
O ECDC indica que os pacientes têm idades compreendidas entre os 26 e os 94 anos, sendo 29 mulheres e 24 homens. Verificando-se que, no dia 23 de agosto, estavam hospitalizados 12 pacientes e que 37 já tiveram alta hospitalar.
As investigações epidemiológicas, microbiológicas e ambientais continuam, refere a ECDC. Foram recolhidas amostras de água em diversos locais do sistema municipal de abastecimento de água, tanto nos sistemas de abastecimento de água das habitações particulares dos doentes/casos de controlo como nas torres de refrigeração. A recolha de amostras respiratórias de doentes e a tipagem de estirpes isoladas de Legionella estão a ser realizadas para auxiliar na determinação da origem do surto.
O ECDC refere que continuam a ser implementadas atividades de saúde pública para prevenir a transmissão e o aparecimento de novos casos, incluindo a desinfeção química com cloro do sistema municipal de abastecimento de água e de residências privadas.