Sunday Walk liberta zona de Lisboa só para peões

Sunday Walk liberta zona de Lisboa só para peões
Sunday Walk liberta zona de Lisboa só para peões. Foto: Rosa Pinto

“Somos Todos Peões” é o lema da iniciativa Sunday Walk, que vai encerrar o trânsito automóvel de uma das zonas mais nobres da cidade de Lisboa, no domingo, 13 de outubro de 2024.

Uma marcha a pé entre o Jardim do Príncipe Real e o Largo Camões, com inicio às 9h30, assinala iniciativa que levará a que o percurso se mantenha aberto apenas aos peões até às 13h00, do mesmo dia. Ao longo do percurso, estarão disponíveis várias atividades, dinamizadas por entidades promotoras de políticas públicas e desenvolvimento de programas que promovem o andar a pé.

A Sunday Walk pretende dar mais protagonismo aos peões da cidade de Lisboa e, com isso, maior destaque à importância do andar a pé e aos seus diversos benefícios, seja ao nível da inclusão, da saúde, do clima, da mobilidade ou da melhoria da qualidade do espaço público. Como descreve a Câmara Municipal de Lisboa andar a pé permite-nos usufruir do espaço público de uma forma mais equilibrada e sustentável, permitindo estabelecer uma relação de maior harmonia com o ambiente urbano.

Lisboa é reconhecida por ser uma cidade fantástica com muitos atrativos que merecem ser conhecidos a pé. A Câmara Municipal de Lisboa, atualmente presidida por Carlos Moedas, indica estar fortemente empenhada em dar aos peões as melhores condições para que dela possam usufruir plenamente.

A Câmara lisboeta dá como exemplo, a atualização do Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa, que faz agora 10 anos, para fazer de Lisboa uma das melhores cidades do mundo para andar a pé.

A iniciativa insere-se no âmbito da conferência internacional Walk21, que está agendada para decorrer em Lisboa, de 14 a 18 de outubro, e que se prevê traga à cidade os maiores especialistas mundiais em temáticas relacionadas com o andar a pé e a acessibilidade pedonal.