SUL, um policial negro com 9 episódios, estreia em dia 28 de setembro às 21h00 na RTP. Em SUL, um inspetor da Polícia Judiciária, Humberto, niilista e socialmente incapaz, investiga um conjunto de mortes suspeitas no Rio Tejo. Enquanto a investigação decorre, um país angustiado por uma forte crise económica e social, agita-se.
A primeira série portuguesa a ser apresentada na Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim – conta com um elenco de luxo, onde se destacam como protagonistas, como Adriano Luz (no papel de Humberto), Jani Zhao (em Alice), Margarida Vila-Nova (em Mafalda) Beatriz Batarda (no papel de jornalista), Nuno Lopes (é o inspetor Ribeiro), Miguel Guilherme (Dário Monteiro) e mais de 100 atores portugueses.
O policial tem realização de Ivo M. Ferreira, um dos mais conceituados realizadores portugueses, também responsável pela longa-metragem “Cartas da Guerra”. A série SUL tem produção da Arquipélago Filmes, produtora fundada por Edgar Medina que é, igualmente, um dos autores desta criação. A banda sonora original é dos Dead Combo.
SUL alia uma narrativa forte, de género, a um universo estético negro, muito próprio, que convoca tanto o imaginário de filmes de Série B como o universo literário de Manuel Vásquez Montalbán ou Rubem Fonseca. Ao mesmo tempo, transporta a ação para lugares onde vivemos, personagens que identificamos e problemas que nos são comuns.
A série é uma coautoria de Edgar Medina e de Guilherme Mendonça que, em conjunto com Rui Cardoso Martins, criaram o argumento. A edição esteve a cargo de Sandro Aguilar.
A série contou com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual, do Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema e perspetiva-se como a primeira série portuguesa com franco potencial internacional, tendo já despertado as atenções da imprensa no estrangeiro.
Ficha Técnica
■ Autoria: Edgar Medina, Guilherme Mendonça
■ Realização: Ivo M. Ferreira
■ Argumento: Edgar Medina, Guilherme Mendonça, Rui Cardoso Martins
■ Direção de Fotografia: Pedro Cardeira
■ Elenco: Adriano Luz, Jani Zhao, Afonso Pimentel, Margarida Vila-Nova, Ivo Canelas, Margarida Marinho, Adriano Carvalho, Nuno Lopes, Beatriz Batarda, Miguel Seabra, José Raposo, Filipa Cardoso, Miguel Guilherme, António Fonseca, Américo Silva e cerca de mais 100 actores nacionais
■ Banda Sonora Original: Dead Combo
■ Montagem: Sandro Aguilar