Sucesso no comércio eletrónico pode depender da plataforma usada

O comércio eletrónico tem vindo a ser cada vez mais uma opção para a aquisição de produtos e serviços. O número de portugueses online já é de 8 em cada 10, o que está a levar as empresas a apostar em novas plataformas de consumo para potenciarem os negócios.

e-commerce

De acordo com o Google Consumer Barometer 2015 Country Report, citado em comunicado pelo portal KuantoKusta, para 74% dos consumidores, a Internet é já a primeira escolha quando necessitam de recolher informação e comparar produtos.

O comunicado refere que se não for proporcionada uma boa experiência de compra pode resultar na perda do cliente e numa situação de desvantagem perante a concorrência, e por isso o portal comparador de preços chama a atenção para alguns fatores chave a serem tidos em conta para haver sucesso num negócio de e-commerce.

Mobile commerce
Um dos fatores a ter em conta é a disponibilidade de uma versão de e-commerce mobile de fácil e intuitiva utilização. Esta opção, refere o comunicado do KuantoKusta, vem da tendência no uso sistemas mobile para acesso online, que em 2016 é já mais de 109% em relação a 2015.

Para fazer uma compra on-line o consumidor deve executar poucos passos e em cada um deve sentir-se confiante, ou seja o site deverá ser simples, intuitivo e funcional para cativar o consumidor.

A informação sobre o produto ou serviço tem de ser clara, ou seja informação transparente de fácil compreensão para conquistar o consumidor, indica o comunicado, e acrescenta que Pop-ups, banners publicitários, captação de emails, entre outros, são técnicas de marketing que podem incomodar e irritar o cliente, levando-o ao abandono da loja.

Outro dos fatores a ter em conta é o preço final a pagar pelo produto ou serviço. Aqui a clareza dos métodos ou formas de pagamento e informação sobre eventuais custos não incluídos como seja o IVA e os encargos de envio são essenciais. Este fator é fundamental, refere a KuantoKusta, para promover a segurança da compra e a fidelização do cliente.