O Teatro da Didascália estreia, a 10 de março, o seu novo espetáculo, Soundcheck. Dirigido ao público mais jovem, a peça “viaja” pela “centrifugadora musical” que foi o rock and roll. Dos californianos The Beach Boys, que seguravam as “guitarras como se fossem pranchas de surf”, aos ingleses The Who, que destruíam “instrumentos em pleno concerto”, passando pelos Sex Pistols, que reivindicavam “justiça social nas suas canções”, ou Kurt Cobain, que “purgava a sua relação instável com a família”, todas estas diversidades de estilos e reivindicações manifestavam-se através do rock.
Neste espetáculo, o género musical é, assim, uma “espécie de tubo de ensaio onde ao longo de todo o século XX até à atualidade se experimentaram novas formas de liberdade”.
Soundcheck conta com encenação, dramaturgia e interpretação de Bruno Martins e composição musical e interpretação do guitarrista Pedro (Peixe) Cardoso e da baterista Susie Filipe.
O espetáculo está em cena na Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), em Guimarães, na quinta e sexta-feira, às 10h30 e às 15h00; e no sábado, às 16h00. As récitas que vão decorrer nos dias 10 e 11 de março destinam-se exclusivamente para escolas. Os bilhetes têm um custo de dois euros.
O espetáculo conta, ainda, com a oficina “Um, dois…som! Experiência”, que tem como objetivo “escutar” o universo sonoro dos adolescentes, promovendo a partilha de referências musicais. O projeto de mediação, desenvolvido junto dos alunos da Escola Básica Egas Moniz, em Guimarães, vai “manifestar-se” sob a forma de um tema musical que se vai fazer ouvir numas das récitas do espetáculo.