Aplicações para requalificação profissional feitas em Portugal foram apresentadas na Web Summit, como um exemplo de boas práticas num mercado de trabalho em permanente transformação. Na talk ‘Future Skills Now: a national vision, powered by Lisbon’s experience’ foi destacado o programa PRO_MOV e a plataforma New Career Network como ferramentas com capacidade de preparar profissionais para os empregos de futuro, designadamente no domínio Digital e de Business Intelligence.
Na Web Summit, Isabel Advirta, diretora do Departamento de Emprego, Empreendedorismo e Empresas da Câmara Municipal de Lisboa, e Marta Cunha, head of transformation da SONAE e executive director da Reskilling 4 Employment em Portugal, iniciativa da European Roundtable for Industry, demonstram, na talk promovida pela ‘Future of Work Lisboa’, como a requalificação profissional pode responder à escassez de competências na Europa, mas também promover a inovação e aumentar a competitividade empresarial.
Perante um cenário de desequilíbrio entre a oferta e a procura de competências profissionais, a Europa tem mais de 4 milhões de vagas por preencher e 11 milhões de pessoas desempregadas.
De acordo com os relatórios do Fórum Económico Mundial e da Manpower, mais de 20 milhões de trabalhadores europeus vão necessitar de adquirir novas competências até 2030, para continuarem ativos no mercado de trabalho, e neste sentido as iniciativas PRO_MOV e a plataforma NCN, que oferecem formações ajustadas às novas exigências do mercado, com foco em competências digitais, tecnológicas e analíticas, podem ser uma solução.
“Portugal assumiu um papel de liderança na requalificação profissional na Europa: criámos do zero uma parceria público-privada que entrega cursos de requalificação desenhados de raiz – o PRO_MOV; criámos um ecossistema de requalificação que une, na mesma plataforma, pessoas, formação e ofertas de emprego – a NCN. As metodologias e resultados fazem de Portugal um exemplo a seguir por outros países, o que só nos pode deixar orgulhosos”, afirmou Marta Cunha, executive director da R4E Portugal.
“Lisboa orgulha-se de ser o primeiro município em Portugal a aderir ao PRO_MOV, uma parceria que reforça o nosso compromisso com a inovação e com a qualificação dos profissionais para os desafios do futuro, através de iniciativas de reskilling e upskilling. Esta colaboração está plenamente alinhada com a estratégia da cidade de impulsionar o desenvolvimento do talento local e preparar a nossa comunidade para as exigências de um mercado de trabalho em constante evolução”, referiu Joana Oliveira e Costa, vereadora da Economia e Inovação, da Câmara Municipal de Lisboa.
O PRO_MOV surge como o primeiro programa em Portugal da iniciativa europeia R4E – Reskilling 4 Employment. Junta o setor empresarial privado, que identifica as necessidades de profissionais qualificados em oito áreas de atividade, ao setor público que, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional, promove a formação para as profissões de futuro, acelerando desta forma a integração no mercado de trabalho.
Como foi descrito, a plataforma online NCN recorre à inteligência artificial para estabelecer uma relação entre candidatos e vagas no mercado de trabalho, através de uma proposta de formação integral, avalizada pela própria indústria e desenvolvida por fornecedores de confiança.
Estas iniciativas são consideradas uma resposta concreta às necessidades de capacitação na economia. Neste caso, e como foi referido ao promover a inclusão e a inovação, o PRO_MOV e a NCN tornam-se não apenas ferramentas de desenvolvimento profissional, mas também pilares para a sustentabilidade das empresas e o fortalecimento das comunidades.