A Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos promove encontro no dia 13 de abril, em Lisboa, para debater o tema da superação do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Uma iniciativa dirigida a sobreviventes de AVC, familiares, cuidadores, profissionais de saúde e outros interessados.
António Conceição, presidente da Associação, esclareceu: “A partir do mote “juntos para superar”, preparámos um programa que visa não só juntar diferentes sobreviventes de AVC e respetivos familiares e cuidadores numa troca de experiências, como também contribuir para o debate público sobre a importância do acompanhamento e reabilitação do doente, assim como sobre a urgente necessidade de reduzir a incidência do AVC em Portugal, uma das principais causas de morte e de incapacidade no país”.
Os principais destaques do evento, acrescentou o responsável da Portugal AVC, vão ser “ as sessões que irão contar com partilhas de testemunhos, na primeira pessoa, de sobreviventes de AVC e cuidadores”, mas vão também, realizar-se diversos debates sobre reabilitação multidisciplinar e acompanhamento do pós-AVC, entre outros temas”.
O AVC ocorre como resultado de uma oclusão ou de uma rotura de um vaso sanguíneo cerebral, levando a que uma parte do cérebro deixe de funcionar por não lhe chegar sangue com oxigénio e glicose necessários à sua sobrevivência. De acordo com a zona afetada, a pessoa poderá ficar subitamente com deficiências como incapacidade para falar, movimentar uma parte do corpo, ou outras.
A Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos tem por objetivo a promoção de iniciativas que visem, por um lado, contribuir para a prevenção do Acidente Vascular Cerebral e suas consequências, de forma a minimizar a morbilidade e mortalidade associadas a este, e por outro, contribuir para a resposta às necessidades sentidas pelos doentes sobreviventes de AVC, seus familiares e cuidadores, de âmbito nacional.