O filme “Sobre Tudo Sobre Nada”, do realizador Dídio Pestana, foi o vencedor da primeira edição do Prémio do Público da KINO 2019. A Mostra de Cinema de Expressão Alemã decorreu em Lisboa entre 24 e 30 de janeiro, no Cinema S. Jorge. Em Coimbra a KINO vai ser apresentada no Teatro Académico Gil Vicente nos dias 2 (Sessão para Famílias), 26 e 27 de fevereiro.
O Prémio do Público da KINO, criado pelo Goethe-Institut Portugal, em parceria com Turismo da Alemanha, é no valor de 800€. O prémio é atribuído ao realizador de uma primeira longa-metragem da programação da KINO, tendo em conta que, ao longo dos últimos anos, o cinema jovem de expressão alemã tem sido um fio condutor da programação da mostra.
Os filmes Selbstkritik eines bürgerlichen Hundes, de Julian Radlmaier e Gutland, de Govinda Van Maele, conquistaram o segundo e terceiro lugar nas preferências do público da 16.ª KINO.
Na 16.ª edição, a programação da KINO integrou, pela primeira vez, um jovem realizador português, Dídio Pestana, que, além de residir em Berlim, partilha com alguns dos seus pares germanófonos um desejo de recuperar memórias à medida que elas se vão desvanecendo.
“Presente no último Festival de Locarno, “Sobre Tudo Sobre Nada” é a estreia de Dídio Pestana no documentário, depois de uma longa parceria criativa — na área do som — com Gonçalo Tocha, tanto nos filmes deste, como na banda Tochapestana.
“Neste filme-diário, construído durante oito anos em Super 8, Pestana mostra-nos os seus momentos íntimos, com namoradas e amigos, mas também os diferentes locais por onde viajou e viveu. É um registo terno sobre a vida, sobre as suas contradições, falhanços e momentos felizes”, por ler-se no catálogo do Festival Porto/Post/Doc.
Na programação da KINO o cinema jovem de expressão alemã é um dos focos constantes, e na edição de 2019, foi representado por 8 primeiras longa-metragens unidas por um olhar quase poético, desfasado, um imaginário que interroga a nossa perceção da realidade.
Estas primeiras longa-metragens – Adam und Evelyn (Andreas Goldstein), Sobre Tudo Sobre Nada (Dídio Pestana), Gutland (Govinda Van Maele), Drift (Helena Wittmann), 1000 Arten Regen zu beschreiben (Isa Prahl), Selbstkritik eines bürgerlichen Hundes (Julian Radlmaier), Casanovagen (Luise Donschen) e Sommerhäuser (Sonja Maria Kröner) – representam um vasto panorama de abordagens cinematográficas, das formas experimentais à comédia anarquista, até ao clássico cinema narrativo.
Nesta primeira edição do Prémio do Público da KINO, a parceria com o Turismo da Alemanha sorteou entre o público que votou uma viagem a este país.
Com a curadoria assegurada por uma dupla luso-alemã – o crítico e curador Carlos Nogueira e a responsável pela programação de cinema do Goethe-Institut em Lisboa, Corinna Lawrenz -, a edição de 2019 da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã sobe em fevereiro a Coimbra, chegando ao Teatro Académico Gil Vicente nos dias 2, 26 e 27 de fevereiro.
A 16.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã é promovida pelo Goethe-Institut em Lisboa, em colaboração com as Embaixadas da Áustria, da Suíça e do Luxemburgo.