O SNS 24 disponibiliza a partir de hoje, 24 de julho, novos serviços por meios digitais, que incluem: o cartão dador de sangue, com consulta do histórico das dádivas de sangue, por data e estado, e ainda o número nacional de dador e o tipo sanguíneo; a consulta da bula (folheto informativo) dos medicamentos prescritos ao utente e que já lhe foram dispensados; e o registo da disponibilidade e autorização para realizar teleconsultas com profissionais de saúde em unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os três novos serviços foram lançados na app SNS 24 e para o seu acesso a app deve ser atualizada.
O SNS 24 atendeu cerca de 24 milhões de chamadas em 6 anos, mas o atual SNS 24 é mais do que uma linha telefónica, permitindo um acesso omnicanal ao universo do SNS, com cerca de 9 milhões de downloads da app e mais de 65 milhões de visitas no portal.
Hoje o utente pode, entre outros serviços acessíveis na app ou no portal SNS 24, consultar receitas médicas, boletim de vacinas, obter várias declarações ou realizar uma teleconsulta, e desde 2022 é disponibilizada a agenda de saúde e os resultados de exames, sendo que mais de 61 milhões já foram consultados.
Também a partir de abril de 2023 passou a ser possível obter a autodeclaração da doença, através da app, do portal e da linha 808242424.
Dados do SNS 24 indicam que a linha telefónica teve o maior número de atendimentos de sempre, em 2022, com mais de 9 milhões de chamadas. Já a Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) veio dar uma resposta de proximidade em saúde mental, tendo prestado apoio a mais de 233 mil pessoas, das quais mais de 16 mil profissionais de saúde.
Desde abril de 2022, o serviço SNS 24 passou a estar disponível em língua inglesa. No portal, lançado em 2019, encontra-se inserida a plataforma de atendimento por videochamada destinada aos cidadãos surdos, com atendimento feito por intérprete de Língua Gestual Portuguesa, a fazer a mediação com o enfermeiro do SNS 24. Um atendimento de perto de 5 mil pessoas surdas.
O Balcão SNS 24 presta apoio presencial assistido aos serviços digitais e às teleconsultas do SNS, nos mais de 380 espaços localizados em juntas de freguesia, câmaras municipais, estabelecimentos prisionais e estabelecimentos residenciais.
A anterior Linha Saúde 24 mudou de nome para SNS 24, em 2017, o que marcou o início do processo de transformação digital com o Centro de Contacto do SNS, gerido pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Foi a primeira linha de apoio durante a pandemia, para quem procurou ajuda clínica.
Em 2023 foi criada, e integrada na SPMS, a Unidade Central de Prestação de Cuidados de TeleSaúde (UCeT), estrutura que veio melhorar a coordenação de respostas de saúde à distância, nomeadamente a pessoas mais vulneráveis, através dos canais do SNS 24.
O SNS 24 está disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia, e é responsável pelo Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento (TAE) e por um conjunto de serviços informativos e administrativos que reforçam a proximidade com os utentes.
Os profissionais são maioritariamente enfermeiros, mas também psicólogos, farmacêuticos, administrativos, médicos-dentistas e intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.