O SNS 24 atendeu no mês de dezembro mais de 204 mil chamadas. Só no dia 26 de dezembro atendeu mais de 9.500 chamadas e no dia 27, cerca de 10.200. Números que são records no ano.
Desde novembro que o SNS 24 tem vindo a ter um crescimento de cerca de 7% no volume de atendimento semanal, o que levou medidas de adaptação e dimensionamento.
Entre as medidas implementadas e a implementar estão a integração de mais enfermeiros e psicólogos, a maximização das escalas, bem como reforço tecnológico no serviço de triagem e ainda a abertura, em breve, de mais dois centros de atendimento, em Faro e na Covilhã.
O SNS 24 assume que em períodos de maior procura podem verificar-se, em algumas horas do dia, maior tempo de espera na linha SNS 24. No entanto, indica que está capacitada para o atendimento, e a adotar todas as medidas para responder de melhor forma aos utentes. Entretanto faz um apelo aos utentes para a “melhor compreensão para algum constrangimento neste período.”
A linha SNS 24 atendeu 172.917 chamadas em outubro, 186.865 em novembro e 204.473 até dia 27 de dezembro. Em 2023 e até a 27 de dezembro foram atendidas 1.849.831 chamadas, destas cerca de 30% são reencaminhadas para os Serviços de Urgência.
Entretanto, é lembrado que os outros canais do SNS 24 – App e site – disponibilizam serviços digitais e informações que podem ajudar o cidadão a esclarecer as suas dúvidas, nomeadamente os guias de saúde sobre gripe, gripe A e febre, entre outros disponíveis na página Info Saúde.
Também é lembrado que a campanha de comunicação Melhor que achar é ligar 808 24 24 24 também procura sensibilizar, uma vez mais, para que os cidadãos liguem antes de recorrer aos serviços de saúde perante uma situação de saúde aguda e não emergente.