A Škoda Auto anuncia a integração do chatbot ChatGPT, baseado em Inteligência Artificial (IA) no assistente de voz Laura, nos modelos baseados nas plataformas MEB GP e MQB EVO. A empresa considera que se trata de um passo importante que irá melhorar a experiência no veículo e ajudar a tornar a vida do dia-a-dia mais fácil.
Os motoristas poderão aceder a um vasto banco de dados de IA durante a viagem. Esta nova função é desenvolvida pelo Cerence Chat Pro do parceiro tecnológico Cerence Inc., que oferece uma integração ChatGPT exclusiva de nível automóvel. Entretanto a Škoda declara que os dados pessoais e as informações do veículo estão sempre protegidos.
“Enriquecer a assistência de voz da Škoda com inteligência artificial torna os nossos automóveis num companheiro diário ainda melhor. Motoristas e passageiros terão acesso verbal fácil a mundos de conhecimento enquanto estiverem na estrada. Integrar o ChatGPT no nosso assistente de voz Laura é apenas a forma mais recente da Škoda adaptar tecnologia avançada para melhorar a experiência de condução. Tudo permanece em modo mãos-livres para o condutor e a segurança dos dados continua a ser uma prioridade. Estou confiante de que os clientes irão apreciar este moderno novo recurso”, disse Klaus Zellmer, CEO da Škoda Auto.
Novas funções melhora experiência no veículo
A Škoda indicou que o novo chatbot será oferecido juntamente com a última geração de sistemas de infoentretenimento a partir de meados de 2024. A disponibilidade é nos modelos baseados nas plataformas MEB GP e MQB EVO: versões selecionadas do Škoda Enyaq, a nova geração Škoda Superb e Kodiaq e o Škoda Octavia atualizado.
Habilitada pelo Cerence Chat Pro, a integração do ChatGPT ao assistente de voz Laura apresenta uma variedade de novos recursos que vão muito além dos comandos de voz já existentes. O assistente de voz Laura pode ser utilizado, por exemplo, para controlar o infotainment, a navegação e o ar condicionado e responder a questões de conhecimentos gerais. No futuro, a IA fornecerá informações adicionais em resposta a questões que vão além disso, como parte das suas capacidades em constante crescimento. Isto pode ser útil durante uma viagem de carro: enriquecendo as conversas, esclarecendo dúvidas, interagindo em linguagem intuitiva, recebendo informações específicas do veículo e muito mais – totalmente com viva-voz para ainda mais segurança para motorista e passageiros.
ChatGPT não acede a dados protegidos
Škoda esclareceu que a operação permanece simples para o condutor: o assistente de voz é ativado com “Ok, Laura” ou com o respetivo botão no volante. Se a solicitação não puder ser respondida pelo sistema Škoda, ela será encaminhada anonimamente para a ChatGPT IA que não acede a dados de veículos ou informações pessoais. Todas as interações são imediatamente excluídas após o processamento para garantir o mais alto padrão de proteção de dados. Esta novidade também estará disponível em outros modelos das marcas do Grupo Volkswagen.