A Škoda Auto produz sistemas de bateria de alta tensão desde setembro de 2019, quando a montagem de baterias de tração foi lançada para o modelo híbrido plug-in Superb iV. Em maio de 2022, a fábrica de Mladá Boleslav começou a fabricar sistemas de bateria para veículos totalmente elétricos com base na plataforma MEB.
Os sistemas de baterias são usados no Škoda Enyaq e no novo SUV Elroq, bem como nos modelos Volkswagen, Audi e SEAT/CUPRA.
Ao atingir um milhão de sistemas de bateria para modelos do Grupo Volkswagen a Škoda Auto marca um ponto alto de produção que coincidiu com o lançamento do centro de informações sobre e-mobilidade do Grupo, ‘Enter Electric!’, que oferece detalhes técnicos e fornece aos clientes insights mais profundos sobre os benefícios da eletromobilidade. Atualmente, a Škoda Auto concentra-se exclusivamente na produção de sistemas MEB, em Mladá Boleslav.
Em 2023, as instalações de produção em Mladá Boleslav foram expandidas com uma segunda linha de montagem, aumentando a capacidade diária total para 1.500 sistemas de bateria. A Škoda Auto também está a investir significativamente na transformação necessária das suas operações, incluindo a digitalização de processos organizacionais e treino adicional de funcionários. Até o momento, a empresa capacitou com sucesso mais de 28.000 funcionários para dar resposta à procura de eletromobilidade.
Na produção, cada turno envolve aproximadamente 90 funcionários a trabalhar numa área de produção de cerca de 10.500 metros quadrados. Além disso, 82 robôs totalmente automatizados lidam com tarefas como gestão de componentes particularmente pesados.
Uma bateria para modelos baseados em MEB é concluída a cada 60 segundos. Quando descarregada da linha de produção, cada bateria pesa aproximadamente 490 quilos (82 kWh).
As baterias de íons de lítio fabricadas em Mladá Boleslav apresentam um design modular, permitindo a produção de uma ampla gama de baterias de alta voltagem. As baterias consistem de 8 a 13 módulos com 16 a 26 células, fornecendo uma capacidade de 55 a 91 kWh (capacidade líquida: 52 a 86 kWh).
Tecnologia de produção exclusiva: centro tomográfico
Em junho, a Škoda Auto inaugurou uma instalação de última geração para otimizar o processo de controlo de qualidade das baterias finais montadas. O sistema exclusivo usa tecnologia de tomografia computadorizada (TC), capaz de capturar detalhes internos intrincados tão pequenos quanto 4 mícrons (quatro milésimos de milímetro).
A tecnologia fornece imagens altamente detalhadas de componentes internos da bateria, permitindo que potenciais irregularidades em peças individuais sejam identificadas sem desmontar todo o sistema da bateria. Além disso, o sistema pode ser usado para examinar células que já estiveram em operação.