A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestou preocupação pela situação na Geórgia e afirmou que condena a violência nas ruas de Tiblisi. Georgianos têm vindo a manifestarem-se contra a designada lei de agentes estrangeiros em discussão no Parlamento.
“Os cidadãos da Geórgia demonstram o seu forte apego à democracia” referiu a Presidente da Comissão Europeia, e indicou que “o governo georgiano deveria prestar atenção a esta mensagem clara.”
Ursula von der Leyen lembrou que “a União Europeia também expressou claramente as suas preocupações relativamente à lei sobre a influência estrangeira”, e que “o povo georgiano quer um futuro europeu para o seu país”.
“Em reconhecimento destas aspirações, o Conselho Europeu de Dezembro concedeu à Geórgia o estatuto de candidata e traçou um caminho claro para a abertura das negociações de adesão”, referiu a Presidente da Comissão Europeia.
Ursula von der Leyen concluiu afirmando: “Esperamos que o governo georgiano tome medidas rápidas relativamente às medidas que se comprometeu a tomar enquanto país candidato.”
Os últimos acontecimentos mostram que “a Geórgia está numa encruzilhada”, e por isso, Ursula von der Leyen afirmou que o país “deverá manter o rumo no caminho para a Europa”.