O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ser reforçado com mais 780 viaturas elétricas e com 18 novas unidades móveis de saúde. O investimento no montante superior a 24,6 milhões de euros é do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
De acordo com um despacho assinado pelo Secretário da Saúde, Ricardo Mestre, as 780 viaturas elétricas previstas, em que 23 das viaturas destinam-se especificamente à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, sendo as restantes entregues às Unidades Locais de Saúde e aos Agrupamentos de Centros de Saúde.
A aquisição de viaturas elétricas e das unidades móveis irá ocorrer ao longo de 2023 e de 2024, e de acordo com o Governo a aquisição faz parte dos investimentos previstos no PRR irá ser concretizado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
Verifica-se que a opção pelas viaturas elétricas e pelas unidades móveis são justificadas pelas vantagens ambientais, a modernização do SNS e a promoção dos serviços mais próximos das pessoas, com qualidade e comodidade que um reforço da frota de mobilidade poderá permitir.