A região de Bragança é a maior produtora nacional de castanha. Um produto com um peso significativo na economia local. O Município de Bragança promove, de 3 a 12 de novembro, a Semana Gastronómica da Castanha. Um evento com o mote “Sabores de outono”.
A edição de 2023 do evento reúne 17 restaurantes, que ao longo dos dias, apresentam o melhor da gastronomia típica da região e da época, com a castanha a assumir o papel principal.
Na gastronomia nacional Bragança destaca-se pela qualidade, com sabores e aromas únicos, e onde a castanha, pela sua versatilidade, ocupa um lugar especial. Da sopa aos pratos de carne ou peixe, mas também nas sobremesas, como o pudim de castanha, o pastel brigantino e os ouriços de castanha. Este fruto seco pode estar presente numa variedade de ofertas à mesa.
“Bragança produz anualmente entre 30 a 40 mil toneladas de castanha, representando um impacto económico para a região na ordem dos 100 milhões de euros. A Semana Gastronómica da Castanha é uma oportunidade para celebrar a época alta deste produto endógeno e contribuir para a sua promoção”, refere o Presidente da Câmara Municipal e Bragança, Hernâni Dias.
A edição de 2023 da Semana Gastronómica da Castanha conta com a participação de 17 estabelecimentos, que disponibilizam menus entre os 15 e os 45 euros, por pessoa.