O protocolo compreende, por parte da Universidade de Lisboa (ULisboa), a cedência do pavilhão, cabendo à Federação Portuguesa de Judo (FPJ) equipá-lo com um novo tapete de Judo (Dojo).
O novo tapete, que passará a ter uma área total de 432m², ou seja, duas áreas de competição com as medidas regulamentares, vai permitir melhorar a qualidade das condições de treino. Vão também ser otimizadas as condições de segurança para a prática e treino do Judo de combate através da colocação de uma base elástica para melhor absorção dos impactos nas situações de quedas e projeções, bem como a aquisição de tapetes específicos para treinos de quedas (Nage-Komi), refere em comunicado a ULisboa.
“Treinamos em Lisboa, mas temos cada vez mais atletas e associações de outras regiões do país, e desta forma rapidamente percebi que as condições de treinos teriam de ser melhoradas”, refere o Engº. Manuel A. Costa e Oliveira, Presidente da FPJ, para justificar a importância da parceria com a Universidade de Lisboa.
O Estádio Universitário de Lisboa é um espaço de desporto aberto a todos os estudantes do ensino superior, e o Reitor da Universidade de Lisboa, Prof. António Cruz Serra, refere que a Universidade faz “um esforço muito significativo para ter esta belíssima infraestrutura a funcionar e o nosso desejo é que este Estádio seja aproveitado pela população da cidade, pelos Alunos e pelos Atletas de Alta Competição”.
Mas agora, refere o Reitor, “a assinatura deste contrato é um passo importante pois esta infraestrutura (Estádio) vai estar à disposição do Judo vinte e quatro horas por dia”.
Para o Presidente do Estádio Universitário de Lisboa, Prof. Dr. João Roquette, a parceria agora estabelecida com a FPJ irá permitir que o Estádio, para “além de ser ampliado, vá melhorar muito a sua qualidade em termos de segurança e de conforto”.
Para além da melhoria das infraestruturas, João Roquette acredita que “esta parceria vai também atrair mais praticantes de Judo”. E dado que a instalação também está orientada para a prática de desportos de combate, então, “vai atrair, com certeza, mais estudantes e elementos da comunidade universitária”.
O Presidente da FPJ indicou ao Reitor da ULisboa para olhar “para o Estádio Universitário com outra dimensão que não apenas o treino das nossas Seleções”, e acrescentou também que “pense nos mais de cinquenta mil alunos que esta distinta instituição (ULisboa) possui. Esta massa crítica desperta-me imensa curiosidade para com o Judo e o que pode ser feito na minha modalidade”.