No universo da sustentabilidade, os oceanos são um dos temas mais envolventes e impulsionadores. A Sustainable Brands (SB) – comunidade que tem como objetivo fomentar a partilha de práticas inovadoras de cariz sustentável organiza a conferência “SB Oceans” na Alfândega do Porto, de 14 a 16 de novembro.
O evento vai contar com palestras, masterclasses, workshops, projeção de filmes e com a participação de cerca de 90 oradores nacionais e internacionais. Entre os oradores participantes está Alexandra Cousteau, ativista, cineasta, neta de Jacques Cousteau e defensora da sustentabilidade dos mares, Arwa Damon, jornalista da CNN que tem trabalhado juntamente com a Greenpeace em locais como a Antártida e o Ártico, e Orla Doherty, produtora do programa britânico da BBC dedicado à vida marítima, “Blue Planet II”.
Há cada vez mais empresas e organizações, de diferentes áreas e setores de atividade, a procurar o desenvolvimento de novas soluções para a preservação dos oceanos, neste sentido a SB Oceans vai dar a conhecer durante três dias projetos de vanguarda em diferentes áreas: banca, turismo, educação, cultura, media, tecnologia, moda, desporto, entre outros setores.
O conceito de sustentabilidade estende-se no evento também aos próprios participantes, e assim, em parceria com a Plastic Bank, a organização promete retirar 84 quilos de plástico dos oceanos por cada pessoa confirmada no evento, o equivalente à quantidade que cada um utiliza e descarta anualmente, tornando-se o primeiro evento do Mundo a oferecer “neutralidade de plástico”. Cada participante, aquando a sua inscrição, receberá um link que lhe permite saber de onde está a ser extraído o plástico e ainda dicas para uma vida mais “verde” e sustentável. Os bilhetes para SB Oceans podem ser adquiridos através do site do evento: https://events.sustainablebrands.com/sb19oceans/registration/
Peter Thomson: “A saúde (dos oceanos) é crítica para a nossa saúde”
Em 2017, António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nomeou Peter Thomson, embaixador das ilhas Fiji, como enviado especial para os Oceanos. Enquanto delegado desse arquipélago, Thomson percebeu a importância da preservação e uso sustentável dos oceanos e, como conta no vídeo da UNESCO de apoio à década de ciência dos oceanos da ONU, “para os pequenos estados em desenvolvimento das ilhas, o oceano é o lar onde vivemos e a sua saúde é crítica para a nossa saúde.” Peter Thomson será responsável pela sessão de encerramento do SB Oceans, no dia 16 de novembro.
TellSpec: O primeiro sensor que faz uma análise da segurança alimentar
De onde vêm os alimentos que consumimos? Será que são seguros e saudáveis? E, no caso do peixe, será que está contaminado com microplásticos? Estas são algumas das dúvidas que surgem quando se fala de alimentação e, por isso, mesmo a TellSpec criou uma plataforma de análise alimentar baseada em inteligência artificial que identifica a qualidade e autenticidade da comida em todos os pontos da cadeia alimentar. Isabel Hoffmann, CEO da TellSpec, ganhou o prémio “Women in Innovation 2018” do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia. A palestra de apresentação do projeto decorrerá no dia 15 de novembro.
Um ciclo infindável, mesmo para materiais difíceis de reciclar
O Loop é uma iniciativa desenvolvida pela TerraCycle com o objetivo de combater a eliminação imediata, através de aterros sanitários, por exemplo, de produtos que apenas são usados uma vez. O projeto promove um processo circular e contínuo, na qual “as velhas embalagens” ou “os materiais desgastados” recebem uma nova roupagem, tornando-se alternativas mais sustentáveis do que o recurso a objetos completamente novos. “How to eliminate the idea of waste and grow your brand in the process” é o nome desta palestra que decorre no domingo, dia 16 de novembro.
A verdadeira mudança só é possível com a ajuda das empresas
Willemijn Peeters, embaixadora dos oceanos e fundadora da Serious Business, um projeto que procura desenvolver soluções contra o desperdício de plástico, vencedora do prémio “Plastics Recycling Ambassador of the Year” acredita que a mudança começa nas empresas e só com a sua cooperação é que conseguimos eliminar a poluição provocada pelo plástico. O objetivo é mudar mentalidades e demonstrar que é possível obter eficiência dos recursos e retorno financeiro, ao mesmo tempo que se reduz, reutiliza, recupera e recicla o plástico. “Closing the Plastic Tap” está agendado para dia 16 de novembro.