Trabalho de investigação de doutoramento desenvolvido por Saúl Silva no laboratório do investigador Chris Maycock, no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, da Universidade Nova de Lisboa, (ITQB NOVA) permitiu ser distinguido com o Prémio para Melhor Tese de Doutoramento em Química Orgânica, atribuido pela Sociedade Portuguesa de Química.
O prémio, patrocinado pela Bial, reconhece o mérito científico de alunos que tenham feito o seu trabalho em instituições portuguesas. Na edição de 2017 foi premiada a tese “Aziridines and their asymmetric conversion to bioactive compounds: Approaches to Terpestacin, Oseltamivir and analogues”.
Saúl Silva referiu, citado em nota do ITQB-NOVA: “A minha tese focou-se no desenvolvimento de novas maneiras de sintetizar medicamentos, como os antivirais tamiphosphor ou oseltamivir, mais conhecido por Tamiflu”.
O premiado acrescentou: “Estes novos processos de síntese podem dar um contributo para a química medicinal, providenciando novas formas de obter estes compostos. Todas as metodologias propostas estão agora ao dispôr da comunidade científica para as usar como entenderem.”