O comissário europeu responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, está a acompanhar os fogos florestais em Portugal e já manifestou a disponibilidade da União Europeia dar assistência a Portugal.
Em contacto como o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o comissário Christos Stylianides indicou a prontidão por parte da UE caso os portugueses necessitem de assistência.
O comissário teve a oportunidade de declarar: “Os nossos pensamentos estão com todos os que foram afetados e com aqueles que estão no terreno a trabalhar em situações extremamente difíceis. A pedido de Portugal, a União Europeia ativou o satélite Copernicus para providenciar imagens e mapas satélite das áreas afetadas.”
Na conferência de imprensa realizada hoje, a Comissão Europeia declarou que existe ainda uma rede de segurança adicional constituída pelo mecanismo RescEU, que poderá ser ativado se uma autoridade nacional pedir auxílio, para além do apoio do satélite Copernicus já solicitado pelas autoridades portuguesas.