Santa Casa de Lisboa celebra 526º aniversário com semana de atividades abertas ao público

Santa Casa de Lisboa celebra 526º aniversário com semana de atividades abertas ao público
Santa Casa de Lisboa celebra 526º aniversário com semana de atividades abertas ao público. Foto: Wikipedia

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa comemora os 526 anos, no dia 2 de julho de 2024. Para assinalar o aniversário programou uma semana de atividades a pensar nos colaboradores e no público em geral.

Da programação da semana de 1 a 6 de julho fazem parte concertos, visitas guiadas a espaços da instituição e a realização da Extração da Lotaria Especial de Aniversário. Mas há muitas outras atividades que integram o programa das comemorações.

A instituição que nasceu em 1498 pela mão da Rainha D. Leonor, vai abrir as suas portas à comunidade, com o objetivo de se aproximar das pessoas e dar a conhecer equipamentos e espaços que, habitualmente, estão encerrados ao público, como é o caso da Provedoria e da histórica Sala de Sessões, localizadas no complexo de São Roque, no Bairro Alto.

A estas visitas juntam-se muitas outras iniciativas de âmbito histórico-cultural, de acesso gratuito ao público.

No dia 1 de julho, por exemplo, estão previstas sessões de educação para a Saúde, dinamizadas pelo projeto Radar e, às 11h00, a célebre Sala de Extrações recebe o encontro “Os artistas das nossas vidas”, no qual Simone de Oliveira, Carlos Paulo e Lurdes Norberto, da Casa do Artista, falarão sobre as suas memórias da Lotaria e dos Pregões dos Cauteleiros. Depois, será realizada a Extração da Lotaria Especial dos 526 Anos da Misericórdia de Lisboa, com a apresentação especial do ator José Raposo.

No dia 2 de julho, às 10h00 e às 15h00, a Provedoria da instituição abre as suas portas a quem a queira conhecer. Os visitantes terão ainda o privilégio de poder ver o Livro Fundacional da Misericórdia de Lisboa: “Compromisso manuscrito e iluminado de 1520”. Às 11h00, irá celebrar-se, na Igreja de São Roque, a Missa dos 526 anos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, presidida por S.Exa. Rev.ma, o Senhor D. Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma, Bispo Eleito Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, e concelebrada pelo Reitor da Igreja de São roque, Padre António Júlio Trigueiros, SJ.

Ainda no mesmo dia, mas ao final da tarde, às 19h00, o mesmo espaço recebe o Concerto do grupo “Altos do Bairro”, constituído por seis músicos lisboetas: um arquialaúde, uma tiorba, um violoncelo, um cravo e duas sopranos. A obra que será apresentada, “Leçons de Ténèbres”, foi composta por François Couperin, em 1714, para a liturgia da Semana Santa na Abadia Real de Longchamp. François Couperin escreveu, como era habitual na época, leçons para quarta, quinta e sexta-feira santas, no entanto apenas a de quarta-feira resistiu ao tempo. Este é um concerto evocativo da Temporada Música em São Roque, uma das melhores e mais antigas temporadas de música de Lisboa, que se realiza anualmente em novembro e que já vai na sua 35ª edição.

No dia 3 de julho, o destaque vai para a visita guiada ao Museu de São Roque, às 11h00 e às 15h00, e para a visita guiada à exposição “Atelier”, de Pedro Cabrita Reis, com a presença do artista.

No dia 4 de julho, será a vez do Hospital de Sant´Ana abrir as suas portas ao público, às 11h00 e às 15h00, assim como o Convento de São Pedro de Alcântara, às 16h00.

No dia 5 de julho, sexta-feira, as atenções vão estar viradas para o Largo Trindade Coelho, onde irá acontecer uma aula de fitness às 10h15, para todos aqueles que quiserem participar. Nesse mesmo dia, às 11h00 e às 15h00, o novo museu Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo terá também visitas guiadas, assim como a Brotéria, às 16h00.

No dia 6 de julho, último dia das comemorações, sábado, o Arquivo Histórico da Santa Casa poderá ser visitado às 11h00 e às 15h00. Já às 18h00, terá lugar, na Igreja de São Roque, o Concerto Orquestra Geração Santa Casa.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa indica que todas as visitas têm lotação limitada e requerem marcação prévia, através dos contactos 213 240 869/87/65 ou para culturasantacasa@scml.pt, como indicado no programa.