A professora catedrática, Sandra Carvalho, do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi eleita por unanimidade como presidir à Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) no biénio 2023-2025.
“A liderança da SPM é um desafio completamente diferente dos assumidos até ao momento na minha carreira, apesar de que chegar a este cargo seria natural, uma vez que iniciei a atividade no Conselho Diretivo da associação como vogal durante 2 mandatos, sendo nos últimos 4 anos a vice-presidente”, referiu Sandra Carvalho, citada em nota da Universidade de Coimbra.
A nova presidência da SPM definiu três grandes linhas de ação para congregar a comunidade “dos materiais”. Tornar-se uma voz ativa junto de decisores políticos e económicos, tecido empresarial e sociedade civil, implementar estratégias para aumentar o dinamismo e a sustentabilidade económica da SM, caminhando para a profissionalização a médio prazo, e promover a importância da ciência e engenharia dos materiais como pilar do desenvolvimento sustentável, e aumentar a identificação dos sócios com a associação.
“Tendo tido um percurso científico de mais de duas décadas na área da Ciência e Engenharia dos Materiais, claramente que me identifico com a missão da SPM, e, nesse sentido, considero que poderei ser útil nessa missão”, indicou a catedrática.
Sandra Carvalho aceitou o desafio por acreditar que lidera uma “equipa forte, dinâmica e de confiança” que a poderá ajudar a implementar o programa de ação que foi considerado pelos sócios em eleição.
Para a nova presidente da SMP “muitos serão os desafios a superar, mas destaco a sustentabilidade financeira da Sociedade, a crise na formação em Engenharia de materiais pela pouca procura por parte de novos estudantes e o desenvolvimento de novos materiais para responder às atuais preocupações ambientais e energéticas”.
Sandra Carvalho concluiu que para atingir todos estes objetivos “irá alinhar a sua estratégia em cinco vetores fundamentais, designadamente interface com a indústria, financiamento e internacionalização, formação em materiais, comunicação e divulgação e divisões técnicas”.
A SMP é uma associação de índole técnica e científica, sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover, de forma independente, o conhecimento na área dos materiais e relevar a sua importância no desenvolvimento económico e social, congregando as partes interessadas.