A companhia aérea Ryanair anunciou que a programação de voos para o inverno 2021 de e para Portugal com 124 destinos, incluindo 26 novas rotas a partir de Lisboa, Porto e Faro, que incluem destinos como Bari, Agadir, Lanzarote, Malta, Palermo, entre outros.
O anúncio da Ryanair surge no seguimento do investimento de um investimento da companhia de 300 milhões de dólares no Aeroporto de Lisboa, onde irá basear 3 novos aviões a partir do mês de novembro, como parte da sua programação de inverno 2021, totalizando 7 aviões baseados na Portela.
O CEO do Grupo Ryanair, Michael O’Leary, anunciou que até 26 de agosto disponibiliza venda de lugares partir de 19,99 euros, para viagens até março de 2022, como forma de celebrar a sua programação de voos para o inverno.
Para a Ryanair o crescimento em Portugal também vai estimular a rápida recuperação do turismo e da economia portuguesa, e criar mais de 300 novos empregos, que incluem pilotos, tripulantes de cabine e IT developers, em Lisboa, Porto, Faro e Ponta Delgada.
A Ryanair referiu que está a investir fortemente na recuperação do turismo e do emprego em Lisboa, e para maximizar este crescimento apela ao Governo Português e ao gabinete de coordenação de slots de Lisboa para impedir a TAP de acumular faixas horárias de descolagem e aterragem que não tem capacidade para utilizar.
“A TAP confirmou que a sua frota vai sofrer um corte de 20% (de 108 para 88 aeronaves) neste verão, ainda assim continua a bloquear o crescimento da concorrência no aeroporto da Portela”, referiu a Ryanair, e indica ainda que a companhia aérea TAP “opera atualmente 50% da sua capacidade, apenas desbloqueia faixas horárias de forma semanal para evitar que outras companhias aéreas as utilizem para crescer”.
Novas rotas de inverno 2021 desde os aeroportos portugueses
■ De Lisboa para: Perpignan, Bari, Agadir, Brest, Malta, Barcelona, Palermo, Cologne, Madrid e Marrakech
■ Do Porto para: Alicante, Tours, Fez, Tenerife, Wroclaw, Bari, Lanzarote, Alghero, Agadir e Billund Birmingham
■ De Faro para: Baden, Bournemouth, Baden, Oujda, Fez.
O CEO do Grupo Ryanair, Michael O’Leary, afirmou: “A Ryanair vai continuar a investir em Portugal, uma vez que continuamos empenhados na recuperação do turismo nas regiões e na criação de empregos locais bem remunerados. Para maximizar o crescimento da Ryanair, apelamos ao Governo Português e ao coordenador de slots de Lisboa para impedir a TAP de acumular slots de descolagem e aterragem que não tem capacidade para utilizar, uma vez que a TAP já confirmou a redução da sua frota em 20%. A TAP não deve ser autorizada a simular que pode utilizar faixas horárias semanais durante toda a temporada, mas depois devolvê-las ao regulador de forma semanal apenas para evitar que os concorrentes as utilizem”.
O responsável do Grupo Ryanair anunciou ainda que “para celebrar a nossa programação de inverno 2021 desde Portugal, anunciámos uma venda de lugares a partir de 19,99 euros para viagens até março de 2022. A oferta estará disponível até à meia-noite de 26 de agosto. Uma vez que estes preços surpreendentemente baixos desaparecerão rapidamente, os clientes devem reservar já os seus bilhetes em Ryanair.com”.