A partir do dia 12 de outubro todos os postos de venda de combustíveis, na União Europeia, passaram a ter um novo conjunto de rótulos harmonizados. Estes rótulos permitem fornecer aos condutores melhores informações sobre a adequação do combustível aos seus veículos, e assim ajudar a evitar o reabastecimento com combustível inadequado e fornecer mais informação sobre combustível, nomeadamente sobre o impacto ambiental do combustível que eles escolhem.
A escolha de combustíveis alternativos pode reduzir alguns dos problemas de qualidade do ar na Europa, que vêm, em grande parte, das emissões dos transportes. No entanto, tendo em conta a crescente diversidade de combustíveis disponíveis no mercado europeu, os condutores, as empresas e os operadores das estações de serviço precisam de informações mais claras sobre os combustíveis que são oferecidos na bomba.
A partir de agora, quando chega a uma estação de serviço, em qualquer Estado-Membro, os condutores veem as bombas com os mesmos símbolos harmonizados que indicam o tipo de combustível. Os mesmos rótulos harmonizados, fáceis de ler, claros e simples passam a ser também obrigatórios para veículos novos e devem aparecer nas tampas dos depósitos.
Os novos rótulos não substituem os nomes e marcas atuais de combustíveis nem as recomendações de qualidade, segurança e desempenho. Os rótulos são baseados em padrões da indústria e foram desenvolvidos por órgãos europeus de padronização com a participação de empresas, consumidores e representantes da sociedade civil.
Os novos rótulos são divididos em três grupos:
- Combustíveis do tipo gasolina: todos os combustíveis deste tipo estão marcados com um E dentro de um círculo: E5, E10, etc. (“E” indica a presença de biocomponentes específicos (etanol) na gasolina);
- Combustíveis Gasóleos: todos os combustíveis deste tipo estão marcados com um B dentro de um quadrado: B7, B10, XTL etc. (“B” indica a presença de componentes específicos de biodiesel no combustível, XTL significa combustível diesel sintético e indica que ele não vem de petróleo bruto);
- Combustíveis Gasosos, mencionando o subtipo específico dentro de um losango: por exemplo, CNG para gás natural comprimido, LNG para gás natural liquefeito, LPG para gás de petróleo liquefeito e H2 para hidrogénio.
No caso de veículos novos, os rótulos também estão visíveis no manual do utilizador e podem aparecer em sua versão eletrónica disponível através de um centro de informação e entretenimento no veículo.
Os novos rótulos são visíveis, não apenas nas estações de serviço, mas também nas concessionárias, e estão instalados em todos os 28 Estados-Membros da UE, na Islândia, Liechtenstein e Noruega, bem como na antiga República Jugoslava da Macedónia, Sérvia, Suíça e Turquia.