A Rede Portuguesa de Provedores do Estudante, que tem como missão a defesa dos direitos e interesses dos estudantes e reúne representantes de 45 universidades e politécnicos públicos e privados, passa a ser presidida pela atual Provedora do Estudante da Universidade do Minho, Rosa M. Vasconcelos.
Rosa M. Vasconcelos, que tomou posse, no passado dia 18 de novembro, sucede a Berta Batista, do Politécnico do Porto. A nova presidente, com mandato até 2024, pretende que a Rede Portuguesa de Provedores do Estudante contribua para uma reflexão participada e uma ação conjunta das provedorias na defesa dos direitos e interesses dos estudantes, além de estimular estes à participação ativa e a receber um serviço de qualidade.
O XI Encontro Nacional de Provedores do Estudante, realizado na Universidade da Madeira, no Funchal, no passado dia 18 de novembro, abordou a equidade no acesso e frequência do ensino superior por todos, nomeadamente estudantes em situação vulnerável, com necessidades especiais, deslocados ou a retomar a sua formação. No novo mandato, prevê-se ainda a realização de encontros, estudos, recomendações e parcerias, entre outros projetos.
A Rede Portuguesa de Provedores do Estudante foi criada em 2020 com a pretensão de ser um fórum permanente de transferência de conhecimentos e experiências na área, partilhando os princípios da Carta Universal dos Direitos Humanos e do estado de direito.
A figura do Provedor do Estudante surgiu no país com o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, em 2007. A nível internacional existe, por exemplo, a Rede Europeia de Provedores do Ensino Superior (ENOHE) e a Rede IberoAmericana de Provedores Universitários (RIdDU).
Rosa M. Vasconcelos, licenciada em Engenharia Têxtil, com doutoramento em Tecnologia e Química Têxtil pela Universidade do Minho é professora associada do Departamento de Engenharia Têxtil da Escola de Engenharia da mesma Universidade e vice-presidente da organização mundial IEEE Education Society. A professora já presidiu ao Conselho de Cursos de Engenharia, ao Conselho Pedagógico da Escola de Engenharia e é, desde 2019, Provedora do Estudante da Universidade do Minho.