O Rock in Rio foi o vencedor da Maratona dos Festivais de Verão, no Ranking Cision, no mês de junho, e continua a ser o festival de música mais mediático do país. O evento, que no final do mês levou milhares de pessoas ao Parque da Belavista, foi citado em 2.799 notícias e totalizou 73 horas de exposição nas rádios e televisões nacionais.
A Cision indica que para o Rock in Rio atingir este resultado foi determinante as emissões especiais que os canais da SIC, nomeadamente a SIC Radical, realizaram ao longo dos dois fins-de-semana em que decorreu o festival.
O segundo lugar no Ranking é ocupado pelo NOS Primavera Sound, outro grande festival que decorreu no mês de junho, neste caso foi mencionado em 1.197 artigos e somou mais de 15h30 de presença na televisão e rádio.
O NOS Alive que começou hoje no Passeio Marítimo de Algés ocupa o terceiro lugar, com 449 notícias e quase uma hora de tempo de antena na rádio e Televisão.
O Super Bock Super Rock, que em maio estava em segundo lugar do ranking, caiu em junho para quarto, seguido por EDP Cool Jazz e O Sol da Caparica, todos na parte superior da tabela. Por ordem decrescente, constam ainda deste ranking o Sumol Summer Fest, o Meo Marés Vivas, o Meo Sudoeste, o Vodafone Paredes de Coura, o EDP Vilar de Mouros e o Festival Bons Sons.
No mês de julho o arranque da temporada de festivais de verão, os eventos monitorizados pela Cision somaram 5.463 notícias, ou seja, cerca do dobro do número verificado no mês anterior. Os dados da exposição na televisão e rádio também cresceram ao atingirem mais de 92 horas de presença dos festivais de música na rádio e televisão.
A Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do verão.
O trabalho desenvolvido pela Cision no âmbito dos festivais foi recentemente reconhecido na terceira edição dos Iberian Festival Awards, onde a Cision foi distinguida com o prémio ibérico Best Service Provider.
A Cision esclareceu que o desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado, as oportunidades de visualização tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.