A Roche anunciou que um novo teste rápido de antigénio para diagnóstico da COVID-19, que usa amostras nasais, obteve a marcação CE e que irá estar disponível em meados de fevereiro de 2021 nos países que aceitem a marcação CE. O novo teste complementa um vasto conjunto de soluções inovadoras colocadas no mercado desde o início da pandemia.
O novo teste antigénio rápido destina à utilização por profissionais de saúde. Ao necessitar apenas da recolha da amostra da zona frontal do nariz, em vez da nasofaringe, resulta num procedimento de teste simplificado e rápido. Este novo método de teste pode ajudar a reduzir o desconforto geral da pessoa com suspeita de infeção, particularmente crianças, idosos e/ou pessoas com deficiências.
Além de ser menos invasivo, o teste também proporcionará aos doentes a opção de autoescolher a sua amostra nasal sob a supervisão de um profissional de saúde contribuindo, assim, para a diminuição da necessidade de contacto físico, o que ajudará a reduzir o risco de exposição ao vírus das equipas de saúde.
“Com esta nova solução será possível proporcionar aos doentes uma experiência de diagnóstico menos invasiva. Os testes rápidos continuam a desempenhar um papel importante na luta contra a COVID-19, especialmente em locais onde os testes laboratoriais não estão disponíveis e onde são necessários resultados rápidos, tais como lares de idosos, prestação de cuidados de saúde e escolas”, refere Thomas Schinecker, CEO da Roche Diagnostics, citado em comunicado da farmacêutica.
Para a Roche a nova solução de diagnóstico será mais um importante contributo a adicionar ao portfólio de soluções de diagnóstico já disponíveis da empresa para ajudar os sistemas de saúde a combater a COVID-19.